Tela preta ao instalar ubuntu em um novo computador

Pessoal, bom dia/tarde/noite.

Ao tentar instalar o linux, me é apresentado uma tela preta.

Pesquisando na internet, encontrei para colocar nomodeset na edição da inicialização do grub, mas ainda assim não deu certo. Passava da tela preta mas ficava preso em uma tela escrito “booting a command list“.

A IA Gemini sugeriu colocar as tags nomodeset iommu=soft acpi=off noapic pci=nomsi idle=nomwait, que também não deram certo. Prosseguiu um pouco além da mensagem “booting a command list“, mas sempre dava um erro. Por fim, adicionando mais algumas tags, acabou dando kernel panic.

A minha intenção original era instalar proxmox, que também deu problema no primeiro boot. Tentei ir pra ubuntu que tinha mais familiaridade, mas não estou conseguindo prosseguir.

Já não sei mais o que fazer.. alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

Minha config:

Placa mãe A520M DS3H V2 rev. 1.1

Ryzen 3 3200g (APU Vega 8)

2x8Gb de ram

Bios:

Secure Boot está habilitado (já tentei sem)

Imagem criada em Rufus

Versão do ubuntu = 24.04

Bem-vindo ao Forum!
Precisamos que você forneça o que aparece no terminal, se a tela só fica preta sem prompt, aperte CTRL + F2 que vai abrir o terminal e siga esses passos:

Olá @oLucasPopov, seja bem-vindo!

Pode ser que a ISO que você usou esteja corrompida, ou tenha tido alguma falha na gravação do pendrive. Verifique a integridade da ISO seguindo as instruções na página de download do Ubuntu, e utilize preferencialmente o programa balenaEtcher para gravá-la no pendrive.