Tela Preta ao Instalar o Linux

Olá galera!
Tenho um pc que da tela preta toda vez que vou instalar o Linux, tentei várias distros mas sem sucesso, suspeito da vga "R9 380 MSI, falo assim porque com consigo concluir a instalação apenas trocando a R9 por uma Nvidia GT 710, fiz o teste em um outro pc testando essas mesmas vga’s e com a Nvidia tudo blz mas quando espeto a R9 380 apresenta o mesmo problema.
Já aconteceu isso com algum de vcs ? Teria alguma solução ?
OBS: No momento da escolha de boot, tando em modo Legacy ou UEFI apresentam o mesmo problema
Segue o vídeo.

Já verificou se a ISO está ok?

Tudo ok com a iso e tbm com o pendrive bootável

Não tem alguma opção “safe graphics”?
Q programa usou para montar a ISO no pendrive?

Tente desabilitar o Wayland, as vezes ele dá problema em algumas placas de vídeo porque se trata de um servidor X bem imaturo. Pra fazer isso, é só editar o arquivo de configuração do GDM. Faça isso iniciando o Ubuntu em modo de segurança e depois escolha a opção pra entrar em modo root.

sudo nano /etc/gdm3/custom.conf

Encontre a linha #WaylandEnable=false e retire o #. Salve o arquivo e reinicie o sistema.

edit1: pra entrar no modo de segurança, basta segurar a tecla Shift antes o boot do sistema.

Tentei fazer o procedimento mas achei complicado, não dei conta.

Encontrei esse site na gringa de um forum em que o cara tá passando por esse mesmo problema e foi resolvido, segundo ele a R9 380 tbm da MSI está causando o mesmo problema que o meu.
Só que a explicação que o cara mostra pra fazer eu acho muito complexo

Já tentou acrescentar a opção NOMODESET na linha grub antes de iniciar a instalação ?

Tentei mas sem sucesso :sleepy:

Na hora do boot no grub, em que vc seleciona o sistema, memtest ou outras opções, aperta E e acrescenta o seguinte comando amdgpu.dc=0 ao final da linha.