Tela preta ao instalar Linux Mint

Boa noite galera. A 4 dias eu instalei o Ubuntu em meu notebook que antes estava com o Windows. Mas hoje fui tentar instalar o Mint e aparece uma tela preta com uns dizeres - Segue o anexo…

Olá @WillianWallace tudo beleza?

Sem você dar maiores informações sobre o seu hardware fica um pouco dificil a gente te dar um “norte” para auxiliar na resolução do seu problema.

Sugiro dar uma pesquisada aqui no histórico do fórum para dar uma lida nas diversas discussões sobre erros de instalação que já tivemos. Aqui vai uma pequena lista de coisas que você precisa checar:

• Seu disco está configurado para EFI?
  • Você desativou o Secure Boot?
  • Você tentou customizar algo durante a instalação?
  • Você criou a partição “/boot/efi” caso tenha optado pelo particionamento manual?
  • Você testou usando um “live pendrive” nesse note antes de formatar para ter certeza de que seu hardware era compatível?

:vulcan_salute:

3 curtidas

Vi que esse erro é comum aparecer. Eu testei o Mint antes, mas depois quando fiz a instalação propriamente dita, aconteceu isso

Você aconselha deixar uma partição única?

A forma como será particionado não impacta no funcionamento do sistema operacional de forma geral.

Você testou com o pendrive Live e obteve o mesmo erro? Qual versão do Mint você está instalando e quais são as configurações deste notebook?

:vulcan_salute:

Rapaz, eu não tou lembrado muito bem.
Visto que tou usando o Mint como se ele não tivesse instalado ainda - como se fosse um teste. Tem algum comando no terminal que pode nos mostrar todas as especificações?

E não tenho como criar um pendrive live usando somente a versão de prévia (que fica antes de instalar) do Linux Mint.

Eu teria que ter outro pc.

Sugiro assistir esses vídeos antes de prosseguir com os seus testes.:

Legal, assisti todos eles. Até mesmo eu fiz a instalação igual a do primeiro vídeo, mas mesmo assim ainda aparece esse erro initramfs

Esse erro que cai no prompt do initramfs quer dizer que o kernel não achou o seu HD!

Para resolver, precisa saber como foi particionado seu HD para a instalação do Mint. Dependendo disso (se foi LVM, GPT ou DOS), dá pra dar mais informações de como proceder para dar o boot na mão, para corrigir a situação.

Como você ainda é iniciante no linux, o caminho mais fácil é instalar novamente o sistema, prestando atenção nesses detalhes: UEFI ou BIOS? GPT ou mbr? Qual é a partição EFI (no caso de ser UEFI, que eu recomendo)? Há outros discos no computador?

1 curtida

Que opção eu escolho?

Ou qual dessas escolho? Para a instalação rodar bem?

Eu acho que é Bios.

Tava como Legacy Bios

Aparece isso quando digito “exit” no Initramfs

Me parece que você vai instalar apenas um sistema operacional nesse computador… Então minha sugestão é que mude sua opção para UEFI na bios e faça a instalação do sistema sem entrar no detalhe do particionamento manual. Use a opção “usar disco inteiro” ou algo parecido, para não ter que estudar tantos detalhes de personalização que o linux oferece.

Quando coloco na Bios a opção UEFi aparece isto.

Oi garoto…

Pelo que vi é um acer

Desative o Secure Boot

https://us.answers.acer.com/app/answers/detail/a_id/27072#_ga=2.148907061.222297983.1495112687-18205942.1486127738

Isso parece problema do secure boot