Olá turma tudo bem? Instalei o DEBIAN recentemente na minha máquina para estudar programação através desse S.O, porém ao realizar uma instalação (Flutter) na qual tive que adicionar uma linha nas variáveis de ambiente (gedit .bashrc) “pummm…”, Percebi que o sistema ficou estranho pois o ícone de arquivos sumiu da máquina, ao desligar o PC, ele bloqueou e mais nada estava funcionando, sendo assim tive que desligar e ligar através do botão de força, fazendo isso me deparo com uma tela preta pedindo User and Password, já loguei como root vi alguns tutoriais na Net porém ainda não consegui resolver, agradeço se puderem me ajudar .
Boas vindas ao fórum
O Debian é realmente uma distribuição, por vezes chamadas de “distro”, mais de nicho, logo é um pouco mais chatinha de configurar. Você não poderia/teria interesse em usar outra ditro, como por exemplo Pop!_OS, Linux Mint, Ubuntu em si?
A forma mais simple de instalar e configurar o Flutter SDK tu encontra neste vídeo: How to setup Flutter on Linux in 4 minutes | 2022 - YouTube
Vida longa e próspera
Você se lembra o tutorial que usou ou o que alterou no bashrc?
Se tiver acesso à um terminal, digite:
cd /home/seuusuario/ && cat .bashrc
e mostre-nos o conteúdo
PS: Muito estranho ele não abrir mais o servidor X somente por configurar o Flutter, acho que o problema é mais fundo do que parece…
O seu Debian é stable, testing ou sid?