Boa noite pessoal, tudo bem?
Sou novato no mundo Linux e recentemente instalei o Ubuntu 24.04 LTS no meu notebook Samsung Expert NP350XBE, processador Core i7 de oitava geração e placa Nvidia GeForce MX110 (é um notebook de dezembro de 2019) com a ajuda dos amigos aqui do fórum.
Ultimamente, durante o meu uso a tela do meu notebook começa a dar umas piscadas aleatoriamente de forma esporádica. Vi que algumas pessoas estão com problemas parecidos após instalar o Ubuntu 24.04.
Alguém poderia me dar uma luz? Um forte abraço a todos!
Verifica se a dobradiça do seu notebook não está causando isso(por conta de cabo flex).
Se não for isso, deve ser algum problema com driver, e algum colega do fórum provavelmente vai poder te ajudar,
Execute o sudo update-grub após salvar com o CTRL + O no nano. Reinicie a máquina e veja se parou de piscar, se não, recomendo que troque o driver para o nouveau.
This has been reported to reduce the performance of some OpenGL applications and may produce issues in WebGL. It also drastically increases the time the driver needs to clock down after load (NVIDIA Support Thread).
ForceFullCompositionPipeline is known to break some games using Vulkan under Proton with NVIDIA driver 535.
Tearing can be avoided by forcing a full composition pipeline, regardless of the compositor you are using. To test whether this option will work, run:
$ nvidia-settings --assign CurrentMetaMode=“nvidia-auto-select +0+0 { ForceFullCompositionPipeline = On }”
Or click on the Advanced button that is available on the X Server Display Configuration menu option. Select either Force Composition Pipeline or Force Full Composition Pipeline and click on Apply.
In order to make the change permanent, it must be added to the "Screen" section of the Xorg configuration file. When making this change, TripleBuffering should be enabled and AllowIndirectGLXProtocol should be disabled in the driver configuration as well. See example configuration below: