Tela piscando no Kubuntu

Eu estou enfrentando uns problemas.

Comecei a usar o Kubuntu a poucos dias, e estou gostando da experiência, embora tenha alguns problemas com o sistema: de repente, do nada, a tela fica piscando.

Configurações do sistema:

KDE Plasma Version: 5.27.11
KDE Frameworks Version: 5.115.0
Qt Version: 5.15.13
Kernel Version: 6.8.0-35-generic (64-bit)
Graphics Platform: X11
Processors: 4 × Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz
Memory: 11.6 GiB of RAM
Graphics Processor: Mesa Intel® HD Graphics 520
Manufacturer: Dell Inc.
Product Name: Inspiron 5566

Boa noite a todos!

Parece que o *ubuntu está com problemas de vídeo com processadores gráficos Intel HD Graphics, eu tive o mesmo problema.

Tem um bug report a respeito disso: Bug #2062951 “Random flickering with Intel i915 (Gen9 GPUs) on L...” : Bugs : linux package : Ubuntu

Pesquisando em posts do Reddit ou até aqui mesmo você deve encontrar soluções, eu mesmo simplesmente instalei o MX Linux no lugar do Kubuntu

oh. eu vou sair do kubuntu então. hahaha
Vou falar com um amigo para ver se o ubuntu Studio consegue resolver esse problema mesmo que o próprio ubuntu seja o motivo do problema. Se não der certo vou procurar um outro.

aqui tá tudo normal. configurou o comportamento do monitor para hibernar? pode ser isso…

Como já dito, há um bug no Ubuntu 24.04 que afeta algumas GPUs Intel. Eu enfrentei esse problema no meu notebook mais antigo, ao usar tanto o Ubuntu quanto o Kubuntu, e até cheguei a reportar o bug.

A tela parou de piscar quando eu passei a usar os seguintes parâmetros de kernel: i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=2

ah. e como muda isso? pode me mandar algum link explicando como muda?

sudo kate /etc/default/grub

Na linha que tem GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, deixe da seguinte maneira:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=2"

Salve o arquivo, dê um sudo update-grub e por último reinicie o notebook.

Opa, pesquisei mais sobre com um colega. Bem, até agora ele está funcionando bem sem piscar. como ele demora para começar a piscar eu não posso afirmar, mas até agora está bem de boa.
Valeu mesmo pela dica.

1 curtida