Tela desliga ao mover a tampa do notebook

Alguém conhece os motivos da tela de um notebook se apagar a cada vez que se movimenta a tampa? No meu caso ao mover ele no sentido de fechar a tampa a tela se apaga, as vezes eu só quero ajustar o ângulo mas mesmo assim isso acontece, alguém conhece os motivos? Um achismo meu é que pode ser o cabo flat da tela que pode estar desgastado de tanto abrir e fechar.

Sei que só posso ter certeza do problema abrindo a carcaça do notebook, mas gostaria de saber os prováveis motivos para até saber onde olhar na hora de abrir, desde já agradeço!

Hmm… algumas perguntas: você usa esse recurso de fechar a tampa do notebook para hibernar, suspender, desligar a tela ou algo do tipo? visto que está lhe causando problemas, e como vc disse antes, é possível que o cabo esteja desgastado, você precisa usar esse recurso ou pode desabilitá-lo?

Bem se vc quer continuar podendo desligar a tela do seu notebook, eu recomendo criar um atalho de teclado ou então um ícone no menu de aplicativos que execute o comando xset dpms force off.
E, caso queira fazê-lo hibernar ou suspender, creio que deve ter essa opções de sessão do ambiente gráfico, então, não há necessidade de tal função com o fechar da tampa do notebook

Eu uso o Linux Mint 19.2 no meu notebook, e desabilitei essa função de executar qualquer ação ao fechar a tampa.
Mas, criei um “app” como atalho no menu que faz com que desligue a tela, veja:

Captura%20de%20tela%20de%202019-11-20%2015-14-12

Caso vc desabilite essa função e continue tendo esse problema, obviamente, isso é um problema do hardware da sua tela e os cabos que ligam ela.