Tela desliga ao bloquear - GDM

Galera, estou postando aqui pois já pesquisei a fundo e não consegui resolver. Preciso que a tela fique ligada (mostrando o relógio) quando a bloqueio. Sempre que bloqueio a tela a mesma apaga, mesmo estando configurada em configurações/energia pra nunca apagar. Se alguém souber como contornar isso agradeço.
Uso Gnome/GDM

Olá!

Explicação rapida de funcionalidade:

Isso vem por padrão em varios, “protetores de tela”, no Android acontece o mesmo… O motivo é para salvar o consume de energia enquanto inativo, visto que a tela ou monitor, normalmente, é o que mais consume energia.

Possível solução:

O gnome utiliza as funcionalidades do gnome-screensaver para o papel de bloqueio de tela. Estou sem nenhum D.E. Gnome aberto agora mas, que eu me lembre, são as seguintes entradas que você pode pesquisar por essa alteração:

  • Você pode utilizar o gsettings: org.gnome.desktop.screensaver & org.gnome.desktop.session
  • Ou dconf, procure por screensaver nos arquivos no diretório /etc/dconf/db/local.d/

Será possível alterar?

Até onde sei, o gnome-screensaver, não possuí essa função como variável e sim constante. O que isso quer dizer? Bom é uma função não alterável pelo usuário final, a não ser, que os desenvolvedores do Gnome mudarem esse estado, não tera como alterar (Obs.: Se souber programar ou eng. de software, o projeto é open-source e gratuito então…)

Dica

Você pode pesquisar atualizações sobre o estado, em Inglês no Google, DuckDuckGo, etc. e pelos forums da internet pelas palavras chaves: “blank screen” relativas ao gnome-screensaver. Se vier, uma atualização desta funcionalidade, provávelmente, você irá achar mais rapido em Inglês que em Português.

Espero ter lhe ajudado de alguma forma. :+1:

1 curtida

Cara, obrigado, ajudou muito. Com suas sugestões de pesquisa cheguei a essa extensão:

https://extensions.gnome.org/extension/1414/unblank/

Ela resolve esse “problema”. Valeu.

2 curtidas

Isso me salvou, obrigado @samuelr :sweat_smile:

1 curtida