Galera, estou postando aqui pois já pesquisei a fundo e não consegui resolver. Preciso que a tela fique ligada (mostrando o relógio) quando a bloqueio. Sempre que bloqueio a tela a mesma apaga, mesmo estando configurada em configurações/energia pra nunca apagar. Se alguém souber como contornar isso agradeço.
Uso Gnome/GDM
Olá!
Explicação rapida de funcionalidade:
Isso vem por padrão em varios, “protetores de tela”, no Android acontece o mesmo… O motivo é para salvar o consume de energia enquanto inativo, visto que a tela ou monitor, normalmente, é o que mais consume energia.
Possível solução:
O gnome utiliza as funcionalidades do gnome-screensaver
para o papel de bloqueio de tela. Estou sem nenhum D.E. Gnome aberto agora mas, que eu me lembre, são as seguintes entradas que você pode pesquisar por essa alteração:
- Você pode utilizar o gsettings:
org.gnome.desktop.screensaver
&org.gnome.desktop.session
- Ou dconf, procure por screensaver nos arquivos no diretório
/etc/dconf/db/local.d/
Será possível alterar?
Até onde sei, o gnome-screensaver
, não possuí essa função como variável e sim constante. O que isso quer dizer? Bom é uma função não alterável pelo usuário final, a não ser, que os desenvolvedores do Gnome mudarem esse estado, não tera como alterar (Obs.: Se souber programar ou eng. de software, o projeto é open-source e gratuito então…)
Dica
Você pode pesquisar atualizações sobre o estado, em Inglês no Google, DuckDuckGo, etc. e pelos forums da internet pelas palavras chaves: “blank screen” relativas ao gnome-screensaver. Se vier, uma atualização desta funcionalidade, provávelmente, você irá achar mais rapido em Inglês que em Português.
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Cara, obrigado, ajudou muito. Com suas sugestões de pesquisa cheguei a essa extensão:
https://extensions.gnome.org/extension/1414/unblank/
Ela resolve esse “problema”. Valeu.
Isso me salvou, obrigado @samuelr