Tela branca ao abrir a tampa do notebook

Bom dia rapaziada.
Eu tenho um notebook acer aspire 5, ele tem uma placa de video dedicada mx130. Sei dos “problemas” que se tem com notebooks hibridos assim, por isso vim pedir ajuda e saber se pode ser esse caso. Toda vez que eu fecho a tampa do notebook ele suspende, porém quando eu abro a tela fica branca (vide imagem). Eu estava usando o ubuntu 19.04, mudei para o pop!os e acontece a mesma coisa (mudei porque vi em algum lugar que o popos é “melhor” com notebooks hibridos). Alguém pode me ajudar a resolver o que ta acontecendo ?

Usei por um tempo o linux mint, com ele nao acontecia isso, no máximo quando eu colocava a senha após abrir a tampa, algumas partes pequenas da tela ficavam brancas, mas nada que me atrapalhasse.

Muito obrigado desde já

2 Curtidas

Tenho o mesmo problema no Ubuntu 19.04, isso acontece quando suspende, como não gosto disso eu resolvi mudando a opção de quando fechar a tampa para não fazer nada.

tenho um aspire 5 com 940mx e acontecia a mesma coisa, isso deve ser coisa do gnome3, tenta usar outra DE, recomendo o ubuntu-mate, uma das únicas distros que dão suporte decente a placas híbridas

Tem como mudar pra quando fechar a tampa desligar ? Sou acostumado a quando paro de mexer fechar a tampa só, e assim sem fazer nada consumiria a bateria

Tava pensando em usar o mate mesmo … Vou dar uma olhada. Muito obrigado !!!

1 Curtida

Pelo Ajustes do GNOME (gnome-tweaks) é só um checkbox, então por lá não teria como, talvez de outra maneira que desconheço.

Para quem estava tendo esse problema como eu, uma solução que “encontrei” foi usar o indicador do nvidia prime para ficar alternando entre a minha placa de video nvidia e a placa da intel. Deixo ativada a placa de intel a maior parte do tempo, apensar ativo a nvidia quando vou jogar ou algo do tipo, por enquanto tem sido a solução para mim. Segue abaixo o tutorial que segui para instalar no meu Ubuntu 19.04:

Dê uma olhada no arquivo /etc/systemd/logind.conf
HandleLidSwitch é o que comanda o que fazer ao fechar a tampa na bateria ou na tomada,
basta descomentar e modificar de acordo com o que você quer alterar. suspend, hibernate, poweroff ,não lembro agora mas também tem a opção híbrida (suspender e depois hibernar teria que verificar os scripts), normalmente não faço estas alterações pois acabo fazendo de forma gráfica pelo tweaks ou pela central de controle.

1 Curtida