Tela apaga na instalação do Pop_OS

Olá pessoal. Estou com problemas na instalação do Pop OS e algumas outras distribuições, mas o maior problema é com o Pop OS pois não consigo usar.
Fiz todos os procedimentos para uma instalação correta (SecureBoot desativado, FastBoot desativado, partição em GPT, etc.) Mas ao tentar iniciar no Live USB aparece muito rapidamente a mensagem “Error: file ‘/boot/’ not found” e em seguida aparece a tela com logo do Pop OS e a mensagem “Try or Install Pop_OS”, onde eu devo apertar Enter para iniciar o modo Live USB. Porém a partir daí o sistema não inicia, apenas aparece vários logs e depois a tela apaga.
Eu até consegui entrar no Live USB e fazer a instalação inserindo o comando nomodeset antes de apertar Enter. Mas infelizmente depois de reiniciar a tela apaga e não acontece mais nada.

1 Curtida

Você esta tentando instalar no modo UEFI ou Legacy?
Qual é sua placa de vídeo, AMD ou Nvidia?

Modo UEFI.
AMD A6 7480 8Gb (Radeon R5 2Gb Integrada)

Olá @Elizio_Henrique ! :wave:

Tente conferir se existe uma opção na BIOS chamada CSM. Caso tenha, desative-a (mas acredito que já tenha desativado ou ela não está disponível na sua BIOS, senão não conseguiria desativar o “Secure Boot”, mas conferia de qualquer forma, para não restar dúvida. :sweat_smile:).

Depois do checklist do CSM, confira esse post do tópico criei sobre a dificuldade que estava tendo ao instalar o Pop!_OS na minha máquina. :grin:

Espero que já consiga resolver seu problema com as minhas sugestões. :hugs:

Obrigado @WTHW pelas dicas, realmente tive progresso. Mas ainda não de forma definitiva.
Ah, o CSM estava ativado e haviam três opções selecionadas em “UEFI only”.

1 - Para fazer a instalação eu tive que usar a tecla “e” e digitar o comando “nomodeset” para que eu pudesse chegar na tela de instalação (como já relatei no início do tópico).
2 - Após concluir a instalação e reiniciar, tive que apertar a tecla “espaço”, apertei a tecla “e” e digitei o comando “nomodeset” e finalmente consegui logar no sistema já instalado (essa parte é o que considero progresso rsrs).
3 - Digitei no terminal os comandos para instalar o Grub Customizer.
4 - Configurei o Grub Customizer da mesma forma descrita no seu tópico.
5 - Infelizmente após reiniciar foi exibida a tela do grub com a seguinte mensagem:

“GNU GRUB version 2.04
Minimal BASH like line editing is supported. For the first word, TAB lists possible command completions. anywhere else TAB lists possible device or file completions.”

1 Curtida

Oi, novamente, @Elizio_Henrique ! :wave:

Se for possível, desative o “CSM”. A instalação do Pop!_OS é bem chatinha, ela exigi que você esteja em um ambiente parcialmente ou completamente UEFI (também chamado de ambiente UEFI puro). O segundo caso é o ideal.

Se não conseguir mudar o CSM ou se, mesmo mudando, não conseguir acessar a instalação como deveria normalmente, tente criar o pendrive bootável através do “Ventoy”, que eu citei na última postagem.

Aguardo os seus resultados! :blush:

Olá @WTHW. Desativei o CSM e utilizei o Ventoy para instalação. Porém aconteceu tudo da mesma forma.
Antes de ir para instalação observei que o pendrive ficou no formato MRB. Inclusive no Ventoy é o único formato que aparece para mim. Isso pode ser um problema?

1 Curtida

Oi, @Elizio_Henrique :wave: !

Então… Qual a versão do Ventoy que você instalou? Na que eu consegui formatar o pendrive em GPT foi nessa versão (a mais recente na data de publicação dessa postagem).

Use a opção adicionais -S e -g na linha de comando para formatar o pendrive:

./Ventoy2Disk.sh -i -S -g /dev/sdx

Sendo:
X - a letra que identificar o seu pendrive (execute a aplicação “Discos” para descobrir).
Se for formatar o pendrive já formatado com o Ventoy, use o a opção -I em vez de -i.

Depois de formatar o pendrive usando o comando acima, adicione a distro do Pop!_OS e confira se agora foi.

(Foi?)