Teclado e touchpad pararam de funcionar após atualizar kernel

Pessoal estou com um probleminha, Após a atualização do Kernel 5.4.0-47.51, no Mint Ulyana Xfce.
Meu teclado e touchpad do meu notebook parou de funcionar…
Mais se colocar mouse e teclado USB funciona.
Só não o do notebook!!!
Alguém pode me ajudar…
Será que tem algo que possa fazer pra resolver!!!

voltar pro kernel anterior, ou esperar uma atualização sair

2 curtidas

Seu notebook é antigo? Qual marca e modelo?

O kernel Linux 5 está numa fase de limpeza de código, isso deve incluir drivers antigos.

2 curtidas

É um HP x360 com Celeron e 4 gb RAM.

Já tentou voltar p o Kernel anterior?

Vc reiniciou o laptop depois de atualizar o kernel?

Pow… estou com exatamente o MESMO PROBLEMA!!! E msm notebook!! Vale dizer que o touchscreen funciona, mas o teclado e o touchpad foram desativados.

Não é config. É como se tivesse apagado os drives msm. Se formatar, resolveria mas não é bem o que quero. Computador funciona normal no windows, vale dizer. Uso dualboot.

Mesmo problema com o HP Pavilion x360 da minha esposa. Por sorte, ela usa Windows e eu tenho Linux nele para meu uso esporádico. No Windows funciona tudo OK. No Linux tenho que colocar um teclado e um mouse via USB.
Numa versão anterior do XUbuntu, eu consegui, no Grub, iniciar com um kernel anterior. Depois que veio a atualização, aquele kernel não está mais disponível. Desinstalei e tentei o Pop OS! e o 20.04 funcionou mas aí houve uma atualização para o 20.10 e deixou de funcionar.
Alguém tem uma solução?

Depois de pesquisar bastante, achei uma solução em forum OpenSuse - HP Pavillion x360 Keyboard stops working

Segundo esse link, aparentemente o modo tablet do note estava interferindo no teclado. A solução foi colocar o módulo intel_vbtn na blacklist.

No link, ele não explica como colocar um módulo na blacklist. Encontrei a solução para isto em Blacklisting modules on Linux

Seguindo as orientações deste último link, editei o arquivo /etc/modprobe.d/blacklist.conf no modo root:
$ sudo su
# mousepad /etc/modprobe.d/blacklist.conf
(Usei o mousepad porque é o editor de textos do XUbuntu. Usar gedit ou qualquer outro da distro que estiver usando.)

No final deste arquivo, incluí a seguinte linha:
blacklist intel_vbtn

A seguir, atualizei initramfs e rebootei (sempre como root):
# update-initramfs -u
# reboot

E resolveu.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.