Teclado "disparando" durante o boot, mas normal depois do boot

Estou tendo um problema aqui no meu netbook (Celeron 743, 4GB DDR2, SSD 240GB). Algum tempo atrás, usando o Lubuntu 21.10, o micro deu um erro estranho e apagou a tela, só iniciando alguns minutos mais tarde. Desde então, toda vez que faço o boot, o netbook fica apitando como se alguma tecla estivesse “disparada”, mas assim que chega a tela de login (está demorando mais que o normal por causa disso), eu consigo digitar a senha normalmente. Em nenhuma das tarefas que precisa do teclado acontece algo fora do normal. Consigo digitar normalmente.

Recentemente troquei o Lubuntu 21.10 pelo Ubuntu Budgie 21.10, mas esse erro continua.

Não sei se vale essa informação, mas na hora de aparecer a animação de boot (tanto no Lubuntu quanto no Ubuntu Budgie), a tela fica alternando freneticamente entre a animação e o boot em “modo texto” e logo antes de aparecer a tela de login, sempre tem [[19~^ aparecendo repetidamente na tela (tipo [[19~^[[19~^[[19~^…). O que pode ser?

1 curtida

Parece ser problema de hardware.

Durante o boot e o desligamento, aqui o meu começa a spamar “@”. Creio ser um problema de hardware também como o swatquest aponto…

• Detalhes: Pop!_OS 20.04, Kernel 5.17.x Xanmod, Teclado Redragon MITRA K551 RGB

É pc ou note?

Já tentou desligar o pc. Tira todos os dispositivos com emtrada usb, esperar 20 segundos e ligar novamente.

Veja se o erro persiste.

Desktop. Já desmontei até o PC nesses tempos por causa de uns problemas com a placa mãe. A zika que estou é o teclado mesmo, que até no Arch acontece isso, o que me impossibilitou de instalar o sistema até mesmo usando o Archinstall script

É notebook. O problema aparece APENAS na hora do boot. Depois que o micro já está ligado, nada acontece.

Tente colocar no .xinitrc

Antes da linha exec

xset r rate 200 25

Reinicie e veja se persiste o problema

Bom, isso são códigos de teclas especiais, no caso a tecla F8, como eu sei? Simplesmente rodei o comando read e fui apertando as teclas especiais, então uma parte do mistério, tá resolvida, a próxima etapa pra saber se é hardware ou software é simplesmente abrir o terminal, se for hardware ele vai começar a inserir um monte de ~ na tela, caso não apareça rode o comando read e vê se o padrão [[19~^ é exibido, se for é falha de hardware se não, provavelmente é software

2 curtidas

Agora estou vendo aqui que a tecla F8 não funciona. Quando você coloca o comando read e aperta F8, nada acontece.

O que estou achando estranho foi que isso aconteceu completamente do nada depois que deu um erro no Lubuntu ao abrir o terminal. A tela simplesmente apagou, como se o sistema tivesse entrado em modo texto. A partir daí começou a aparecer esse detalhe da tecla disparando…

Eu tenho a impressão que ocorreu um erro no sistema e ele parou de reconhecer a tecla F8 depois disso, mas não sei como explicar essa tecla ficar disparada durante o boot.

Tenta trocar o layout do teclado para ver se é problema do arquivo do layout em uso.

Verifique a integridade do sisetema.

Por algum motivo, a tecla simplesmente parou de disparar. Eu deixei o netbook de lado por uns 2 dias. Liguei ele hoje e funcionou normalmente… :thinking: Entendi nada. No terminal, testando depois, a tecla F8 voltou a funcionar, e no sistema, F8 é o atalho de deixar o sistema mudo, o qual está funcionando de novo.

Vai entender…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.