Consegui resolver o tearing em tudo mas ainda persiste nos games, pesquisei bastante antes de abrir o tópico mas só encontrei soluções baseadas em xorg. O tearing na navegação estava insuportável mas ficou perfeito quando habilitei a opção “sincronizar desenho ao branco vertical” no compositor de janelas mas não surtiu efeito para os jogos, estou com o driver open source da amd, instalei seguindo o tutorial da wiki do Debian.
O XFCE não tem suporte ao Wayland, apenas o Gnome e o Plasma possuem suporte, mas somente no Gnome é 100% funcional. Vale lembrar que V-Sync em jogos introduz muito input lag, se você joga jogos competitivos ou de movimento rápido, é melhor manter desativado. Dito isso, o XFCE utiliza o X.Org, então você pode utilizar os workarounds conhecidos.
com xfce(xorg) eu vejo algum tearing ao redimensionar janelas, creio que pq o compositor ainda não usa aceleração por hardware e nos jogos não vejo tearing. Já com GNOME (com Wayland) não vejo tearing em lugar nenhum… tenho uma rx580 também, tenho algumas gravações de gameplays no meu canal,
Quando tentei seguir os tutoriais, não achei os arquivos relacionados ao xorg, então pensei que o XFCE tivesse suporte. Odeio input lag mas prefiro ele a tearing, acho horrível ver os cortes de imagem.
O compositor do XFCE resolveu tudo, menos a parte dos jogos. Vou pesquisar sobre esse tal de compton, não sei o que é mas deduzo que seja um compositor de janelas alternativo. Os jogos são executados em Full screen via OpenGL e Vulkan, será que esses compositores conseguem interagir com isso ?
Qual driver estar usando ? Eu instalei o driver open source seguindo a Wiki do Debian, recomenda algum material guia ou tutorial para o Debian 10? O desempenho ficou satisfatório no metrô last light aqui.
recomendo usar pelo menos debian testing, pois vai ter um mesa/kernel mais atual(não o mais atual mas mais atualizado que do buster) uso mesa 19.1.3 kernel 5.1 no momento
Um fato importante que eu esqueci de mencionar é que parte tela fica piscando se eu usar o modo de suspensão ou se apagar a tela depois de um determinado tempo. Se eu não fizer nenhuma das duas coisas, nada disso acontece. Isso indica problema com driver? No Windows não tenho nenhum tipo de problema, o que afasta a possibilidade de defeito físico na placa de vídeo.
Entendo o seu ponto de vista mas escolhi o Debian Stable justamente para tentar usufruir de estabilidade, estou usando desde o lançamento e até agora esse é o único problema é que eu tive.
Sobre isso, eu teria que pesquisar mais a fundo, o Mesa3d e o Kernel, só vale a pena mexer se você souber o que está fazendo, se você preza por estabilidade e desempenho ai já ta legal, então é melhor do jeito que está.
Agradeço a todos pela atenção, eu já sabia que poderia ficar sem certas atualizações ao escolher o Debian, tive problemas quando tentei usar Ubuntu há alguns anos e estou tentando voltar para o linux
justamente por não ter mais paciência com a instabilidade do windows. Se eu não conseguir resolver essas coisas, vou manter o windows só para jogos em dualboot e o Debian para as coisas sérias.
Cada um sabe o uso que faz do PC, tem gente que usa distribuição rolling release e jura que não tem nenhum tipo de problema, acho que a maioria não percebe certas coisas, eu trabalho com manutenção e venda de PCs há 21 anos, uso muitos recursos e já não tenho paciência para bugs e afins, passei raiva com o Ubuntu no passado. Posso estar dando um tiro no pé com com o Debian mas pela lógica, eu estou minimizando minha chance de ter problemas com a suíte de programas stable, sei tb que essa estabilidade aumenta depois de um tempo do lançamento. Então, concordo que usar instable não é garantia de problemas mas vc tem que concordar que tem mais chance.
Muito Obrigado @Keviny ! Resolveu meu problema, eu tinha encontrado tutoriais bem similares mas não encontrei o arquivo xorg e deduzi erroneamente que seria por estar usando Wayland mas o usuário @anon48453804 me informou nesse mesmo tópico que XFCE não tem suporte para wayland, eu não sabia.
Que nada estamos aqui para ajudar , mas se não me engano as únicas interfaces gráficas que tem suporte parcial ao Wayland é o Gnome e KDE, não tenho certeza se o LXQT e o Cinnamon também tenha suporte
Pra quem tem intel funciona muito bem essa solução, é uma das primeiras alterações que faço quando instalo alguma distro linux. Das distros que testei a única que dá pau caso use a dica do link é o Neon, talvez pelo fato dele usar uma forma modificada do driver intel, não sei explicar como é, mas nele não funciona.