SWAP no Linux (Arch Linux)

Olá a todos!

Notei que o espaço que dediquei para SWAP do meu sistema nunca está em uso e queria perguntar se isso é um problema (se configurei algo errado) ou não preciso me preocupar?

(Imagem para vocês terem uma noção do consumo da RAM e SWAP)
image

É normal, a swap entra em uso quando há pouca ram disponível.

3 curtidas

Ok, vlw pela resposta! :wink:

É bem isso. Swap é como um seguro, que vc paga mas não no fundo não quer usar!

2 curtidas

Se você está usando o ZRam, está explicado…

Boa… e como saber se está usando ZRam?

1 curtida

$ cat /proc/swaps
Seleção_008

Já sei que não uso… o doido é que no boot o serviço está habilitado, mas eu não ativei e nem ideia se como ativar… vale a pena, tendo 8 GB de RAM e 4 GB de swapfile?

Depende, no geral com +8GB de RAM acho que é ideal, mas com 4GB pode já ser uma boa se você usa uma distro leve ou mínima personalizada…

Pra habilitar basta apenas instalar o pacote zram-config, isto deve incluir também seu daemon na inicialização…

1 curtida

Pois então, não uso uma distro leve, eu rodo Manjaro Gnome com uma pá de extensões. Raramente congela, mas ocorre, em especial quando o doido aqui tá com o Boxes aberto e se esquece, abre o Kdenlive e renderiza um vídeo… pergunto de novo, vale a pena?

Pelo visto, no seu caso, não… Mas vale realmente a pena, como trata a RAM como prioridade pode crer que fica rápido…

Agora, quando estoura o espaço da zram, já viu, o computador praticamente trava e fica lento pacas pra retornar, quando retorna… e mesmo assim utiliza a swap, mas fica impraticável.

1 curtida

Eu tmb não uso swap mais tenho 16GB de swap ativa no sistema como seguro que o sistema não vai travar

1 curtida

Manter 4, 8, 16, 32Gb de swap nas máquinas que usamos hoje em dia não custa nada e pode, num momento “de necessidade” evitar muitos problemas. Como disseram aqui anteriormente, é uma espécie de seguro, e muito barato, diga-se de passagem. :wink:

2 curtidas