Olá a todos!
Notei que o espaço que dediquei para SWAP do meu sistema nunca está em uso e queria perguntar se isso é um problema (se configurei algo errado) ou não preciso me preocupar?(Imagem para vocês terem uma noção do consumo da RAM e SWAP)
(Imagem para vocês terem uma noção do consumo da RAM e SWAP)
É normal, a swap entra em uso quando há pouca ram disponível.
Ok, vlw pela resposta!
É bem isso. Swap é como um seguro, que vc paga mas não no fundo não quer usar!
Se você está usando o ZRam, está explicado…
Boa… e como saber se está usando ZRam?
$ cat /proc/swaps
Já sei que não uso… o doido é que no boot o serviço está habilitado, mas eu não ativei e nem ideia se como ativar… vale a pena, tendo 8 GB de RAM e 4 GB de swapfile?
Depende, no geral com +8GB de RAM acho que é ideal, mas com 4GB pode já ser uma boa se você usa uma distro leve ou mínima personalizada…
Pra habilitar basta apenas instalar o pacote zram-config, isto deve incluir também seu daemon na inicialização…
Pois então, não uso uma distro leve, eu rodo Manjaro Gnome com uma pá de extensões. Raramente congela, mas ocorre, em especial quando o doido aqui tá com o Boxes aberto e se esquece, abre o Kdenlive e renderiza um vídeo… pergunto de novo, vale a pena?
Pelo visto, no seu caso, não… Mas vale realmente a pena, como trata a RAM como prioridade pode crer que fica rápido…
Agora, quando estoura o espaço da zram, já viu, o computador praticamente trava e fica lento pacas pra retornar, quando retorna… e mesmo assim utiliza a swap, mas fica impraticável.
Eu tmb não uso swap mais tenho 16GB de swap ativa no sistema como seguro que o sistema não vai travar
Manter 4, 8, 16, 32Gb de swap nas máquinas que usamos hoje em dia não custa nada e pode, num momento “de necessidade” evitar muitos problemas. Como disseram aqui anteriormente, é uma espécie de seguro, e muito barato, diga-se de passagem.