Olá, caros amigos! Estou constantemente mudando de distro como um bom “Linux user freak”, Nessa minha jornada acabei gostando (espante se ou não) do manjaro com DE gnome (meus gostos são muito peculiares). A pergunta é: é normal o meu swap (sem hibernação) estar “definido” como 8,8gb?
Obs: estou usando manjaro 20.0.3 em um laptop com um i5 3230m e 6gb de memória RAM.
Grato desde já
Obs2: deixei o swap “automático” na hora de instalar o SO.
Quando eu instalo alguma distribuição Linux eu faço sempre o particionamento manual, e eu sempre coloco 4 gb pra área de troca, que pra mim já está bom. 8 gb eu acho que é meio desnecessário, talvez dê pra diminuir um pouco, mas se esse espaço no seu hd não for fazer diferença deixa do jeito que está mesmo
Meu HD é de 2tb, espaço não falta hehe, só estranhei essa quantidade alta, mas contando que o Pc não exploda tá ótimo hahaha (geralmente eu via swap entre 2gb ou 4gb)
Esta normal, pode ser dependendo do uso que ultrapasse o limite da RAM então vc ja tem de sobra kkkkkkkk
Cara, depende muito. A RedHat recomenda um tamanho de swap de 20% de RAM para sistemas com mais de 4GB (nesse caso estamos falando de servidores que não entram em hibernação). Caso você use um note e queira hiberna-lo, o ideal seria um swap do mesmo tamanho da RAM, pelo menos.
Eu no meu desktop uso um swap de metade da RAM (tenho 32GB), apenas porque alguns citam bechmarks de que uma swap muito grande acaba consumindo parte do processamento para manter esse endereçamento atualizado.
Em todo caso, eu recomendo a leitura do artigo da It’s FOSS sobre o assunto, que cita as recomendações de algumas fabricantes e tem até uma tabela de recomendações de SWAP.
Boa sorte!