eu nunca tive esse problema com o mint, mas na nova versão do mint quando o swap entra em ação ocorre muitos travamentos mesmo usando apenas 1.3gb de 4 que tenho.
esse problema é comum pra mim no ubuntu seja lts ou não e isso foi o motivo de sair da distro que pra mim é a melhor.
Não tem muito milagre… Na hora que usa SWAP o sistema está lutando para não finalizar nenhum programa. O swap é só pra emergencia. A hora que começa a usar é pra você já finalizar as tarefas que estão demandando muita RAM.
não é o caso pq apenas usando 1.3gb de ram de 4bg usa swap e trava do mesmo jeito
Se tem sdd. Recomendo colocar a swap nele. Com isso não vai travar. Em hdd é normal travar.
Tenta faze isso e vê se da uma melhorada se o uso da swap estiver alto ta ai o motivo dos travamentos a memória swap é muito lenta.
vcs não vão acreditar reinstalei o mint e voltou ao normal ele usa o swap mas não trava igual era antes.
eu sei diminuir ou remover swap mas valeu pela dica
Na verdade não é diminuir e nem remove é só pra melhora o uso dela, por padrão o Linux usa a swap quando a RAM está em 60% se não me engano e o link ensina a usa a swap somente quando a RAM tiver em 90%, então o link não ensina a diminuir e nem remova a swap.
eu sei mas no meu caso a ram mesmo em 30% usa a swap e dá umas travadas
Por isso que eu enviei o link pra melhora o uso da swap, pra evita o máximo a usa ela.
blz vou ver o video valeu
Não é aquelas coisas mas eu também tive o mesmo problema no Linux, sei lá no Windows 10 se usa a swap mas nem se senta travamentos no Linux se começa a usa swap parece que o sistema inteiro fico horrível e com uma lentidão que mds.
o win10 tem seus problemas mas nessa questão ele é otimo
Eu também to com esse problema que é bem chato, eu to esperando sai a 20.04 LTS do PopOS e quero testa pra vê se vai ter uma melhora nessa questão.