Swap deixando sistema inutilizavel

estou com um server samba rodando direto e mais umas 20 abas do terminal abertas, apesar da quantidade não são tarefas pesadas, das 4gb de ram o sistema ta usando 1,9gb e o swap de 2gb ta usando 1,7gb sendo que tem metade da ram física disponível pra uso, não consigo nem digitar, nem abrir configurações, estou usando o mint xfce e já havia estranhado ele utilizando o dobro de ram sem nada aberto, como diagnosticar o que ta acontecendo? o processador geralmente fica em 20% de uso no maximo e eu tenho aqueles hd’s carroça de 5400rpm até chegar um ssd, parece que ele ta tratando o swap como se fosse ram física hahaha

Se quiser diminuir o uso da Swap, segue o procedimento que disseram nas respostas desse post:

Eu não ficaria tão seguro em desativar de vez a Swap pela quantidade pequena de memória no computador
Se quiser, tem a opção de habilitar zRam e parar de usar Swap. Eu nunca fiz, mas já vi muita gente aqui recomendando isso. Segue ma publicação do Dio sobre:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.