Swap 95% - PC barulhento - Xubuntu 18.04

Olá pessoal, meu PC está com o barulho horrível semelhante ao disco 100% do windows.

Fechei todos os programas, abri apenas o monitor do sistema e as informações que aparecem foram:
CPU: 38%
Processos: 216
Memória: 20%
Swap: 95%

Porque a swap está em 95% mesmo com todas as aplicações fechadas? Seria a swap o problema que deixa o PC com tanto barulho?

Apensar do barulho que faz com que o PC se assemelhe a turbina de um avião, o PC continua funcionando e não trava.
Abro o OBS Studio, gravo, uso o chrome e tudo corre bem.

Mas este barulho é insuportável e irrita, só consigo trabalhar com fone de ouvido.

Alguém imagina qual seja o problema e como resolver?

Configurações do meu PC:
Ultrabook Samsung Style S20 NP910S3K-KW1BR
Xubunto 18.04
SSD 256GB
RAM 4GB
Intel® Core™ i5-5200U CPU @ 2.20GHz
Swap de 2gb

Um abraço!

Qual é o componente que mais está fazendo barulho dentro da sua máquina? Vc vai ter de ser mais específico, se é o HD, cooler da CPU ou da GPU (vi agora que é um notebook :slight_smile: ).

Quanto a sua SWAP, não parece normal, pode mostrar o resultado do comando a baixo? Se possível use o pastebin para não poluir a discussão.

sudo sysctl -a

Não acredito que essa barulheira seja causada pelo uso da swap. Isso está mais com cara de problema de hardware.

Você alterou a prioridade da sua swap? Para ver a prioridade da sua swap, é só digitar no terminal:

cat /proc/sys/vm/swappiness

Se quiser, desabilite a swap para ver o que acontece. Para isso use o comando:

sudo swapoff -a

A Swap ela vai enchendo e quando você fecha os programas ela não esvazia ela vai sempre enchendo.
Normal ela estar com 95% sendo que você avia enchido ela antes de fechar os programas.
Para esvaziar a Swap desativa e ativa ela novamente.
Leva o seu PC a uma assistência técnica e diz que quer uma manutenção de preventiva e corrigir o barulho.

O Notebook tem mais de 2 anos? Já foi feita alguma limpeza do cooler nos ultimos dois anos?

Provavelmente está cheio de pó dentro dele e para compensar a paçoqueira o ventilador fica no máximo. Se ao ligar o computador não tem esse barulho mas após uns 3 minutos de uso normala começa, então é mais um indício de sujeira acumulada no interior do notebook.

Se quiser tentar resovler em casa, procure vídeos no youtube pelo modelo do seu notebook para ver como faz. Se você se sentir capacitado e resolver assumir o risco de abrir o notebook, vai com fé! Se não, manda em alguma lojinha de informática que fazem isso em meia hora.

Depende, ha poucas informações no texto, seria bom ver quanto realmente está sendo usado da RAM via free -h, a SWAP move cache pages para a RAM se ha realmente espaço livre.

Vale avisar que pode afetar a performance da máquina, não se assuste se perceber travamentos.

HD não é porque tenho só SSD. Isso, um notebook.

Obrigado romulopb, segue link do pastbin

Vou olhar mais a fundo mas a princípio está ok, provavelmente sua RAM também está lotada com cache, usando o comando free -h você vai ter uma noção melhor do uso da RAM. Você já experimentou travamentos? congelamento total?

Não alterei a prioridade da swap, pelo menos eu acho.

raphael@raphael-910S3K-9310SK-910S3P-911S3K:~$ cat /proc/sys/vm/swappiness
60
raphael@raphael-910S3K-9310SK-910S3P-911S3K:~$

Não deu certo desabilitar a swap

raphael@raphael-910S3K-9310SK-910S3P-911S3K:~$ sudo swapoff -a
[sudo] senha para raphael:
swapoff: /swapfile: swapoff falhou: Não foi possível alocar memória
raphael@raphael-910S3K-9310SK-910S3P-911S3K:~$

Nunca ouve travamento total.
Apenas uma vez no dia de hoje travou um pouco, uns 10 minutos.
Fora isso trabalhei o dia todo e correu tudo bem (mas com muuuuito barulho)

Já notei que as vezes o cooper barulha por falta de graxa no rotor. Talvez seja só isso o caso do barulho. Ai VC aproveita e limpa entre as aletas de aluminio, pq sujeira força o cooper e sobreaqueçe.

É esse valor está meio diferente dos 20% :slight_smile:

70% usado e 98% no total alocado, não se assuste, está “normal” dentro do possível já que você tem pouca RAM disponível, eu até aumentaria essa SWAP para 4 GB. Quanto ao barulho é a dica do pessoal aqui… Limpar…

@Deleterium, o notebook tem uns 4 anos e a ultima limpeza do cooler foi feita a exatamente 2 anos.

De fato quando eu ligo o PC não tem essa barulheira, só depois de algum tempo começa a ficar barulhento.

@andryel, obrigado pela dica. Acredito que vou precisar levar em alguma assistência. Nunca fiz isso e tenho um pouco de receio de piorar tudo hehe.

@romulopb, bacana vou levar amanhã mesmo na assistência.

Muito obrigado pessoal!!

Eu sei como é, já tive notebook aberto na facada em assistência… peça indicações de pessoas metódicas se conhecer uma hehehe.

Rapaz, moro em uma cidade nova e não conheço ninguém pra pedir indicações.
Do jeito que você falou vou ver alguém que abra o PC na minha frete hehe.

Deveria ser feito manutenção preventiva 1x por ano.
Custa um R$ 80,00 na minha cidade.
Menos de 10.00 por mês é menos do que você coloca no seu chip do cell.

É complicado kkk, alguns modelos são verdadeiros partos e as vezes o pessoal da assistência precisa ser meio agressivo para conseguir chegar no cooler/dissipador.

Tente se preocupar com a facilidade de manutenção na próxima, eu costumo recomendar aparelhos robustos e simples como thinkpads da série T.