Suse prepara-se para IPO de € 8 bilhões

A distribuição de origem alemã, SUSE, prepara-se para um IPO que deve variar entre € 7 e 8 bilhões (US$ 8,3 bilhões a US$ 9,5 bilhões).

Para quem é novo no mundo Linux, a Suse já foi muito popular, inclusive no BR, mas foi caindo em popularidade em nosso país, pelo menos em questão de desktop doméstico por conta da grande popularidade do Ubuntu e as diversas compras da marca.

Destaco esse trecho:

Apesar da pandemia, a receita do terceiro trimestre da SUSE, informada em setembro de 2020, aumentou 14% ano a ano. Em particular, as reservas Cloud ACV (Annual Contract Value) da SUSE floresceram com um crescimento de 81%. Isso marcou 14 trimestres consecutivos de aumento ano a ano na nuvem ACV.

3 curtidas

Finalmente um pouco de amor a essa distro tão incrível < 3
Vida longa e próspera ao Gecko!

3 curtidas

Na verdade, se me permite um aparte, a SUSE deixou de ser popular por aqui porque foi comprada pela Novell (acho que por volta de 2003), deixando de ser distribuído livremente e passando a ser comercializada no modelo da Red Hat.
Para quem não conhece, a Novell foi a criadora do NDS (Novell Directory Services), copiado depois pela Microsoft quando criou o Active Directory. Na década de 1990 o Novell Netware era muito forte como sistema operacional para servidores, com a Microsoft no vácuo com o Windows NT.
Depois da compra da SuSe, eles migraram o NDS para Linux e foram deixando o Netware morrer… uma pena. Era um excelente sistema.
Depois veio o projeto OpenSUSE, que seria a versão “free” do SuSe. Assim como o Fedora para a Red Hat.
Usei SuSe por algum tempo. Era a minha distro padrão (óbvio que na época não existiam tantas distros como hoje).

3 curtidas

Obrigado pelo complemento!

Não quis entrar nesse detalhe em específico, mas foi um combo, pelo menos na minha opinião Popularidade Ubuntu + Compra pela Novell, resultando na mudança da forma de distribuição.

Lembro de ir em algumas empresas e elas elogiarem o Suse, que era a melhor distro que eles já tinham usado, mas depois da Novell, foi ralo a baixo.

1 curtida

Eu queria gostar da Novell, mas eles fazem uma força enorme para tornar tudo complicado.

Nos anos 2000, SUSE tinha uma força incrível, e serviu de base para disseminação de open source em muitas frentes, sendo a mais notável, salvo engano, na administração pública alemã.

1 curtida