Recentemente troquei meu Windows para o Linux Mint. Tentei fazer um procedimento que envolve o meu celular (Motorola - Android 11) e ao conectar no Linux, aparece várias mensagens que “Não foi possível montar {nome do dispositivo}”, sendo que no meu celular diz está conectado, aparentemente. Existe alguma possibilidade de limpar portas USBs gravadas? Outra alternativa eu aceito além da minha pergunta.
Olá!
Quando você conecta no computador deve aparecer no celular um modo de seleção do tipo de conexão que vai ser utilizada, daí você seleciona “mass storage” por exemplo para que no LInux os drivers sejam montados com direitos de leitura e escrita.
Outra coisa é verificar utilizar programas que adicionam mais ferramentas/features quando conectados a smartphones tipo o gnome connect, kde connect e etc que são dedicados para melhorar o diálogo entre os dispositivos e o pc/notebook.
Não há isso. Ele simplesmente não reconhece. Outra solução?
Então.
Essa mensagem de que “não foi possível montar” se refere a que ele conectou ou fez ligação entre as partes porém não consegue montar a unidade de drive para ficar acessível. Isso pode acontecer pelo que falei, falta de permissão.
Qual opção você esta usando no celular?
Quando se conecta aparecem algumas para você escolher.
Se estiver só no modo de carregamento, por exemplo, os discos ou arquivos do celular ficam indisponíveis para consulta via computador.
O modo “mass storage” não existe mais no Android tem anos. Atualmente os únicos modos de transferência de arquivo são o MTP (mais provável) ou PTP. @aarProTech se você tem certeza que com o mesmo cabo funcionava no Windows, tenta rodar o comando lsusb
e posta o resultado aqui.
Você tem razão, mas o conceito do nosso amigo aarProTech ainda continua a funcionar.
O celular tem que estar no modo de armazenamento de dados, caso não esteja não será possível acessar os arquivos.
Já selecionei todos as opções, mas o Linux não consegue se comunicar. É como eu tivesse tirando o cabo USB e inserindo novamente (loop). Mensagens geram mais 50 vezes e tenho que desconectar o cabo.
Veja aqui também @Rodrigo_Zimmermann1
Não disse que funcionava no Windows pois nunca cheguei a testar. Irei fazer o teste e insiro aqui.
Aqui está:
lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 1017:3001 Speedy Industrial Supplies, Pte., Ltd Gaming Keyboard
Bus 001 Device 003: ID 10c4:8108 Silicon Labs USB OPTICAL MOUSE
Bus 001 Device 002: ID 05e3:0608 Genesys Logic, Inc. Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Olá @KaMyKaSii !
Então, existe o modo “mass storage” porém a nomeclatura muda com o tempo. Normal.
Outra além do modo de transferência de arquivos, termo mais atual, há mais do que o PTP.
Logo que espeto meu smartphone no note(linux) olha como fica na tela dele:
E como pode ver os modos:
ahh editei só pra falar sobre a questão do cabo e Windows que marcou meu nome, o mesmo cabo USB (standard USB) funciona tanto em Windows quanto em Linux. Só no caso que o autor do post é que precisa verificar lá.
E vi que ele respondeu que nem havia tentado em Windows ainda.
Seu cabo funciona para carregar perfeitamente?
Esse pipocos de ficar conectando e desconectando normalmente pode ser quabo quebrado, mal contato. Caso tenha outro cabo melhor, testa com ele.
Já disse que ele não consegue se conectar. Como fosse mal contato no cabo. O cabo e a porta USB funciona, pois tentei no Parrot, antes de ter instalado o Linux Mint. Pois mais que seleciono a opção ele ainda aparece janelas repetidas vezes. Leia anteriormente e com atenção.
Tente trocar o cabo, compre um cabo de boa qualidade.
Não irei repetir novamente sobre cabo que está em boas condições. Por favor me diga como redefinir as portas que estão gravadas sobre UBS? Por exemplo, no Windows, através de um programa era possível limpar portas de USB que eram gravadas…
Limpeza de hardware por software? Fiquei curioso em saber como funciona.
Não é o hardware. Cada sistema grava a porta “USB”, como um “cache”. Sabendo disso é possível limpar, enfim… Meu caso não foi solucionado. Eu irei denunciar essa postagem…