Suporte da Claro/NET para sistemas Linux?

Alguem aqui tem intenet da claro fixa e ja agendou visita tecnica para algum problema com a conexao? e tem Linux como sistema principal? uma vez me disseram que a net (tv a cabo) nao da suporte para sistemas linux. os tecnicos entendem? ou pelo menos tem nocao? ou so Windows?

Eu tenho Claro fibra .Uso Ubuntu 22.04, nunca tive problemas. Só uso internet mesmo, nemhum outro serviço da Claro.

1 curtida

O sistema operacional não influencia, pois o que eles precisam é apenas de um navegador e um computador com placa de rede funcionando. Se fosse necessário rodar Windows, a maior parte da internet, senão toda ela, estaria offline.

No entanto, não se surpreenda se o técnico não souber digitar o endereço do roteador na Firefox, isso porque é Linux. Uma vez tive que eu mostrar ao técnico, de outra operadora, que era igual como ele faria no Windows. Essas operadoras pagam muito mal, que os técnicos de verdade jamais aceitariam esses subempregos, então qualquer zé ruela vira técnico da operadora.

6 curtidas

J√° tive NET/Claro aqui em S√£o Paulo e nunca tive problemas para usar a internet deles no PC com Linux.

Se pretende adquirir converse com o suporte por telefone, na maioria das vezes, o sistema do computador simplesmente não importa porque a conexão é responsabilidade do modem.

Se você quer algum produto específico e o fabricante diz que não suporta Linux, já liga o alerta vermelho. No caso da TV a cabo, existye a chance deles não terem um cliente para Linux.

Varia de profissional para profissional, geralmente os t√©cnicos das operadoras n√£o tem obriga√ß√£o de deixar funcionando ‚Äúno seu computador‚ÄĚ - se est√° funcionando no modem, dali para frente √© responsabilidade do cliente.

A menos que você vá utilizar VPN ou algum tipo de conexão discada, o técnico não precisa nem encostar no seu computador.

:vulcan_salute:

Eu uso internet Claro com linux e não tenho problema nenhum. O sistema operacional não faz diferença, pois a conexão vai para o roteador, dele vai para a placa WiFi ou de rede do computador.

1 curtida

Bom, pensava que a claro/net nao desse suporte. na verdade estou com lentidao da internet aqui em casa.

Teste a velocidade pelo celular para ter certeza e comparar com a do computador com Linux.

Na verdade, suporte eles não dão ao Linux nem ao Windows, tudo que eles fazem é atualizar a conexão remotamente ou quando o problema é mais sério, eles vêm mexer no roteador e ver se a conexão volta ao normal.

Eu tenho exatamente essa situação.
Vou te dizer como você tem que tratar o técnico.
N√£o deixa ele por a m√£o no seu computador.
Ele vai mexer no roteador empresa.
Se você tiver o seu próprio roteador, recolha e deixa só o da claro pra ele mexer.
Ele tem que testar e fazer as configura√ß√Ķes no pr√≥prio roteador da empresa e se ele quiser testar a internet que teste no pr√≥prio smartphone.
Nem incomoda ele com senha e login. Deixa ele por o que ele quiser, depois quando ele sair vc troca.
Só exija que ele teste a apresente a conexão funcionando e faça vc mesmo seu teste no seu smartphone.
Fora isso n√£o se incomode com mais nada.
Depois vc troca senha e faz as coisas.
Se deixar ele por a mão no seu computador a chance de sair comentário sem noção é grande.
Nem fala pra ele nada de linux.

3 curtidas

O que acontece é o seguinte:

Se você pesquisar sobre o assunto na internet e encontrar relatos antigos, verá abordagens que não acontecem atualmente.

Como era nos primórdios da internet: (a muitos anos atrás)

O técnico chegava na sua casa e configurava o aparelho, precisava configurar o PPPOE para fazer a conexão com a internet, tudo isso pelo computador do cliente. Se tivesse Linux no seu pc, eles nem colocava a mão e falava que não dão suporte para este sistema.

Hoje em dia:

Não tem necessidade de PPOE mais, o login é gerenciado pelo roteador, fazendo com que esteja disponível a internet via cabo ethernet ou pelo wifi. Eles fazem o testes iniciais no notebook da própria empresa para verificar se esta funcionando a conexão, constatando o funcionamento da conexão.

Ele pede para voc√™ testar a conex√£o, voc√™ pode usar o celular e/ou pc/notebook pra isso, caso tiver problema em rela√ß√£o a pc/notebook e esteja instalado o Windows, ele pode fazer algumas configura√ß√Ķes. Se estiver com Linux, ele simplesmente fala para voc√™ que n√£o da suporte para este sistema.

O porque disso? Linux requer conhecimento diferente para resolução de problema que depende de distro para distro e pode varias de caso para caso na mesma distro, e para a Operadora se tornaria um custo adicional com treinamento de mão de obra e disponibilidade de tempo a mais do profissional em cada assistência… Windows é o padrão e pronto.

Mas em resumo, eles configuram o roteador, testam a conex√£o no notebook da empresa e pedem para o usu√°rio fazer o teste no seu dispositivo pessoal por simples ‚Äúetiqueta‚ÄĚ, visto que a cobertura deles vai at√© o roteador, os perif√©ricos conectados ao mesmo, s√£o responsabilidade do usu√°rio. Caso voc√™ tiver algum problema com a conex√£o com o Windows por exemplo que eles n√£o conseguirem solucionar rapidamente, eles falam que n√£o √© responsabilidade dele e te sugerem que voc√™ chama um t√©cnico para olhar o seu pc.

OBS: √Č igual energia el√©trica, a concession√°ria √© respons√°vel pela energia at√© o rel√≥gio, dali para dentro da sua casa √© por sua conta.

2 curtidas

Lembrando, que nem todas as operadoras fornecem o login e senha para o acesso as configura√ß√Ķes do dispositivo. Forne√ßa qual o ssid e senha do wifi voc√™ quer, e quais portas ocasionalmente voc√™ quer que seja liberada para determinado ip, sen√£o voc√™ ter√° que solicitar nova assist√™ncia.

Entao, antes eu usava Windows. tem pouco tempo que eu passei a usar o Ubuntu como sistema principal das minhas maquinas. O meu pai disse que eu tinha que tirar o Linux e voltar para Windows. ele acha que o Linux e o causador da lentidao!!! Mas quando fiz os testes remotos da Claro no site, estava tudo ok. inclusive com o sinal do modem!! ai no site fala se for por motivos alheiros a claro (nao for causado pela net/claro) a visita e cobrada em 90,00. Entao ta ne? Vamos ver se resolve o problema!!

Pode ser o causador da lentid√£o? Talvez.

√Č subjetivo responder isso, porque vai depender de driver para driver. Tem driver que existe algum problema n√£o resolvido e necessita de interven√ß√£o do usu√°rio seguindo dicas de outros usu√°rios que descobriram o problema e a solu√ß√£o. Isso acontece quando os mantenedores dos pacotes ainda n√£o fizeram as devidas corre√ß√Ķes. Por outro lado, tem as atualiza√ß√Ķes que podem melhorar o desempenho ou talvez trazer problema de desempenho, que possivelmente ser√° solucionado na pr√≥xima atualiza√ß√£o.

Ex: o driver do wifi do meu notebook tem um problema com o power save, se eu não desativar ele, toda vez que termino de assistir um vídeo do youtube por exemplo, eu fico sem internet, mesmo ainda estando conectado ao wifi. No wiki do Archlinux é descrito esta possível solução na sessão de problemas, porém não é implementado ao pacote porque nem todo mundo tem este problema, acredito eu.

OBS: O ideal seria você ter como ter uma segunda opinião por meio de outro sistema operacional ou até mesmo um notebook ou outro pc, porque o técnico irá até a sua casa e irá realizar o teste no notebook da operadora, e se constatar que esta ok a velocidade, você irá ser cobrado*.

• o t√©cnico que ir√° te atender, ele sabe dos problemas que existe na operadora, mas como √© funcion√°rio dela, ele vai sempre protege-la. Mas uma conversa amig√°vel pode fazer com que o t√©cnico releve a situa√ß√£o e n√£o coloque no relat√≥rio para cobrar de voc√™. J√° chamei diversas assist√™ncias de diferentes operadoras, nunca fui cobrado, mas isso depende de caso para caso.

Aqui em Curitiba tem-se recomendado muito os provedores locais.

Mas eles n√£o contratam das principais pra revender?
Sim! Porém, nunca é de apenas 1, conseguindo contornar lentidão e queda.
Tenho Oi Fibra de 100megas, divido com 5 pessoas e n√£o tenho problemas.

Se n√£o me engano, semanas atr√°s a justamente essa empresa foi multada por n√£o entregar nem metade do q vendia.

E eu que pensei que quando a Claro entrou no lugar da Sky, os Terminators poderiam se tornar mais eficientes e bem sucedidos :rofl: :rofl: :rofl:

Ol√°!

√Č preciso fazer testes com diferentes dispositivos e situa√ß√Ķes. Rede √© preciso pensar origem, chegada e o que acontece no meio do caminho. Testes precisos come√ßam com cabeado de depois vai para o wi-fi e arranjos f√≠sicos, etc.

Fiz um conte√ļdo que d√° as dicas mais b√°sicas e informa√ß√Ķes sobre testes em internet, que inclusive, √© preciso ter certo m√©todo. Caso deseja olhar‚Ķ fiz para uso com Windows, mas a sistem√°tica √© a mesma. Inclusive eu uso predominantemente Linux.

1 curtida

Tenho somente Linux (várias distros), desde 2016, e nesses 7 anos isso nunca fez diferença:

NET (cabo)     10 "megas"   até 2019
Oi Fibra      200 "megas"  2019-2021
(Regional 1)  200 "megas"  2021-2023
(Regional 2)  480 "megas"  2023- ...

Antigamente (10+ anos), ainda era comum, atendente / tele-t√©cnico tentar jogar aquele papo de ‚Äď ‚Äúverifique os cabos‚Ä̂Ķ ‚Äúdesligue o modem por 1 minuto‚Ä̂Ķ ‚Äúveja se o computador est√° ON‚Ä̂Ķ ‚Äď e se deixasse, podia at√© querer botar a culpa na ‚Äúconfigura√ß√£o‚ÄĚ.

Hoje em dia, n√£o existe mais ‚Äúatendente‚ÄĚ, e h√° muito tempo n√£o consigo falar com nenhum ‚Äút√©cnico‚ÄĚ por telefone. ‚Äď Ent√£o, tudo isso praticamente acabou.

Algum contato, s√≥ por Chat, e olhe l√°. ‚Äď Em geral, tem um ‚Äúaplicativo‚ÄĚ, ou um ‚Äúmenu‚ÄĚ pelo Whatsapp.

Conforme os colegas já disseram, o técnico vem ao local, verifica no modem da empresa, e nem olha pro computador.

Se precisar, ele entra em contato com a empresa para testarem alguma coisa por l√°.

Tenho internet fixa da Claro funcionando tanto no Arch quanto no Zorin, sem lag.
Acesso por wifi.