Suporte a idiomas não instala versão brasileira

Utilizo a versão 20.04 lts e eu removi o pacote de idioma em português que é a minha língua e acabou meio que quebrando o sistema, pois acho que é porque não tinha outro instalado, mas consegui instalar o idioma em inglês para corrigir. Mas toda vez que tento instalar o pacote de idioma em português ele instala apenas a versão de Portugal, porém não instala a versão do Brasil, que é a que eu quero para o sistema.
Como eu poderia instalar a versão brasileira ao invés da portuguesa ?

1 curtida

Olá @Glauco_neto :wave:t2:

No terminal digita sudo nano /etc/locale.gen Então você vai descer até encontrar a linha #pt-BR.UTF-8 UTF-8 e vai apagar o #
Depois você vai pressionar control+o para salvar e control+x para sair.
Por fim no terminal você vai digitar locale-gen esperar ele completar o procedimento e reiniciar o computador.
Então faz os testes para ver se voltou Português Brasileiro.

1 curtida

Olá @RuKsu :vulcan_salute: ! Eu rodei o comando locale-gen e ele gerou os locales dos idiomas instalados ou não comentados do /etc/locale.gen, mas no final eu percebi que ele deu erro para muitas coisas da língua americana e em portugês brasileiro como é o caso que queremos, ele deu o seguinte erro:

pt_BR.UTF-8...[error] cannot open locale definition file `pt_BR': No such file or directory

percebi uma coisa, no início do output do comando ele deu esse erro: rm: cannot remove '/usr/lib/locale/locale-archive': Permission denied

1 curtida

Faz o seguinte no terminal digita:

sudo apt-get install glibc-doc e nos mostra oque acontece.

ok, ele simplesmente instalou normalmente o pacote glibc-doc

Legal, não deu erros, então verifica o locale.gen denovo para ver se o pt-BR.UTF-8 consegue instalar realizando o procedimento de apagar o # e gerar o locale-gen.

deu o seguinte:

rm: não foi possível remover ‘/usr/lib/locale/locale-archive’: Permissão negada
Generating locales (this might take a while)…
pt_BR.UTF-8…[error] n?o ? poss?vel abrir arquivo de defini??o da localidade “pt_BR”: Arquivo ou diret?rio inexistente
done
pt_PT.UTF-8…n?o foi poss?vel abrir pacote de localidade “/usr/lib/locale/locale-archive”: Permiss?o negada
done
Generation complete.

Certo, faz o seguinte:

dpkg-reconfigure locales
depois
update-locale LANG=pt_BR.UTF-8
e por fim confirma com o comando
cat /etc/default/locale
Se ele mostrar LANG = pt_BR.UTF-8 perfect reinicia a máquina e faz os testes.

Edted: Correção do comando LANG = pt_BR.UTF-8 Edited/

ele não tem o LANG = pt_BR.utf8, mas tem LANGUAGE="pt_BR.UTF-8". Nos dois primeiros comandos ele deu alguns erros, mas como o /etc/default/locale gerou um resultado satisfatório, acho que esta tudo ok

1 curtida

Vc tentou reinstalar o idioma pelas configurações do Gnome?

1 curtida

Eu digitei errado, perdão a bobeira :sweat_smile: editado.

1 curtida

por ele não funciona, não exibe os idiomas instalados corretos e quando instalo outro, ele meio que não exibe o outro idioma

1 curtida

acho que ele não tem o pt_UTF-8, apenas o pt_BR.UTF-8

1 curtida

Ou seja, isso aqui não funciona?

1 curtida

exatamente, quando vou instalar pelo aplicativo de suporte de idiomas, ele já meio que não exibe todos os idiomas instalados(como inglês e português), apenas um idioma ou outro. Por isso não consigo alternar como nessa imagem

2 curtidas

Ele acabou desinstalando do locale.gen, então o idioma não vai aparecer ae.

Glauco, funcionou o comando de reconfigurar o locales

sim sim, reiniciando…

1 curtida

Essa solução funcionou ! nas configurações ele esta com o português de Portugal, mas na prática esta no brasileiro. Prefiro nem especificar o idioma porque vai que altera tudo de novo kkkkkk.

Parece que algumas coisas ainda estão em inglês, mas talvez reiniciando em uma outra vez resolva. Obrigado por me ajudar nessa, estava tentando resolver esse problema há um bom tempo. Valeu :vulcan_salute: !

1 curtida

Ficamos felizes em poder ajudar mas, se tiver coisas em Inglês podemos tentar corrigir se preferir.

:pray:t2:

No sistema desde antes desse problema nas configurações tem alguns tópicos como keyboard e OS Upgrade que não foram traduzidos, mas como quase nunca uso o programa de configurações do gnome para teclado ou OS Upgrade nesse caso, não faço tanta questão nisso, principalmente por ser algo que já estava não traduzido antes do problema

Agora ele até tem, no painel superior a data esta como Fri 26 de Feb, ao invés de no português Sex 26 de Fev. Não sei se isso é reversível, mas se for gostaria de poder fazê-lo.

1 curtida