Supercomputador da Microsoft para o Azure roda Ubuntu

Na nova lista atualizada do top500.org é listado o supercomputador da Microsoft destinado para rodar a plataforma Azure rodando com o Ubuntu 18.04 LTS

Link para a matéria do Tecnoblog dando mais detalhes
Link para a página do supercomputador no top500.org

3 curtidas

Casa de ferreiro…

1 curtida

Só achei curioso que a Microsoft não usou o seu CBL-Mariner para rodar no supercomputador, será que o sistema não está estável a esse ponto ainda?

1 curtida

Que o Linux é majoritariamente utilizado nos top’s servidores não é surpresa, mas uma coisa q achei legal é aumento de cpu’s Epyc’s nesses monstros de máquinas

1 curtida

há 10 anos eu cairia da cadeira. hj eu digo: “coisa mais normal do mundo”.

2 curtidas

Penso que será em breve.
O Ubuntu Pro/Advantage receberam premiações da AWS, Google e Microsoft de 2019 pra início de 2021.

O sistema da MS é bem recente e não teriam como colocar ele em produção larga escala. Como se vê, esse Ubuntu do Azure é o 18.04 e já vem de tempo operando e aperfeiçoando.

2 curtidas

Exatamente, ficou bem mais comum a MS usar Linux, mas achei que a notícia seria interessante de compartilhar :grin:

1 curtida

Eu to curioso com esse sistema da MS, não vi nenhum vídeo de teste sobre ele ainda, também não tive paciência pra ficar criando a .ISO

O sistema não é bem para uso diário desktop. É um sistema ferramenta para ser o “backend” do server e as principais funções é manter tudo funcionando junto com as camadas de orquestradores de hypervisors e tals. É o modo como grandes empresas usam o Ubuntu Server por exemplo.
É uma distro funcional bem focada nos produtos interno da MS, entende? Tipo a gestão cloud de infra da Azure.

2 curtidas

Sim sim, minha curiosidade é saber como o sistema se comporta em produção, se tem alguma ferramenta que o diferencia de outros sistemas (como o YaST no openSUSE). Por imaginar que o sistema tem essa pegada imaginei que ele poderia aparecer no supercomputador, quem sabem num próximo

Segue o líder!

1 curtida