Super aquecimento ao tentar usar POP OS no MacBook

Fala galera beleza?
Tenho um Macbook Pro 2013 Late, infelizmente por incrível que pareça eu enjoei com o MacOS e principalmente a UI está me distraindo bastante e diminuindo a minha produtividade.

Instalei o Pop OS sem problemas na minha máquina, mas o problema é que em menos de 5 min a CPU chega em torno de 100 graus de temperatura e lógicamente o notebook (parte física) aquece tanto que fica insuportável de colocar no colo.

Já tentei até instalar outras distros e interfaces gráficas, instalar drivers e nada. Resetei o SMC com shift + Control + Option + Power e nada ainda o aquecimento persiste.

Alguém sabe como resolver o problema?

Ping @RazarJP @phagnerdecretus (usuários que eu sei que são de Macbook do fórum)

Não sou um deles, mas provavelmente você tem que instalar o macfanctld (sudo apt install macfanctld) e reiniciar para as ventoinhas funcionarem direito.

1 curtida

Gapezotte, obrigado pela resposta, infelizmente a temperatura caiu só 5 graus, ainda está em média de 90 graus de temperatura, torrando a CPU.
Tentei usar os parâmetros conforme explicado no repositório do macfanctld, mas não adianta.

Algum ex fan boy da maçã já consiguiu migrar para o pinguin?

Existem N fatores para ele estar esquentando, mas o 2013 tem tela retina que por si só usa muito mais recursos do macbook no dia a dia, o que eu tenho é um 2012 e é HD apenas (1280x800) e mesmo assim ele batia 80 graus fácil com o Mint vendo vídeo no youtube, passava disso com Gnome, por esse motivo eu utilizava o Mint Cinnamon, muito mais leve e menos desgastante para o processador gráfico.

Eu utilizava o macfanctld, como ele não tinha bateria, utilizava ele apenas em mesa, entretanto eu tinha que configurar algumas coisas pra ele desativar o thermal throttling e ficar usável mesmo quente.

Resumindo, ele esquenta mesmo e não tem nada para fazer em relação a isso, na internet a fora, se tu procurar vai achar dezenas de posts sobre temperatura e um monte de soluções, eu testei aqui várias e nenhuma funcionou. Então recomendo você tentar, macbook e Linux nunca se deram bem com modelos 2012 e 2013 (foram os que pesquisei apenas).

PS: com Windows ele esquentava horrores também, não sei o que a apple faz para manter ele frio quando se usa o mac OS, mas tanto o Windows quanto as distros que testei e não foram poucas (Arch, Manjaro, Fedora, Ubuntu Gnome, Pop_OS, Zorin, Elementary, Mint (o que menos esquentou), OpenSUSE, Debian), esquentavam demais, resultando eu voltar pro mac os e usar Linux no computador de mesa mesmo.

1 curtida

Tem aquela coisa também: em Macintosh o software é otimizado para o hardware por serem projetados de forma casada, dai na média mesmo um hardware levemente inferior tende (tendência, não regra) a ter um desempenho superior em um Macintosh se comparado à um equivalente no PC, isso é fruto do sistema operacional já ser projetado a uma gama limitada de hardwares, isso naturalmente tem prós e contras. Quando se projeta um Windows ou Linux se visa uma constelação de máquinas e isso tem seu preço, torna a instalação flexível por um lado, mas, nem sempre tira o máximo da máquina.

1 curtida

vc poderia testar o cpufreq (acho que o nome do pacote é esse), e configurar o cpufreq pra “powersave”

1 palpite…

1 curtida

Muito obrigado por serem prestativos e fazerem esta comunidade muito massa, infelizmente nenhuma solução resolveu o problema, mas valeu a intenção
O jeito é desencanar, pois ao tentar rodar alguma distro no mac o aquecimento ocorre e sua consequência é a diminuição da vida útil do dispositivo.

Pode ser que seu macbook precise de uma limpeza e mudar a pasta termica, considere que a em alguns modelos a apple diminui a potencia dos procesadores quando o notebook esquenta e tambem diminui a potencia do procesador e o ventilador quando a bateria nao está boa.

Eu tentaria 2 coisas

• trocar a pasta térmica e limpar a poeira do ventilador
    -retirar a bateria e testar o notebook sem bateria. ( ele vai usar toda a potencia )

Considere que nao sou técnico, estou apenas comentando a informaçao que li de tecnicos no youtube sobre macbooks

Para veritifcar as temperaturas no linux use o comando sensors no terminal.

Eu uso Pop_OS e windows, a bateria dura muito mais no Pop Os alem de funcionar mais silencioso

1 curtida