Existem N fatores para ele estar esquentando, mas o 2013 tem tela retina que por si só usa muito mais recursos do macbook no dia a dia, o que eu tenho é um 2012 e é HD apenas (1280x800) e mesmo assim ele batia 80 graus fácil com o Mint vendo vídeo no youtube, passava disso com Gnome, por esse motivo eu utilizava o Mint Cinnamon, muito mais leve e menos desgastante para o processador gráfico.
Eu utilizava o macfanctld, como ele não tinha bateria, utilizava ele apenas em mesa, entretanto eu tinha que configurar algumas coisas pra ele desativar o thermal throttling e ficar usável mesmo quente.
Resumindo, ele esquenta mesmo e não tem nada para fazer em relação a isso, na internet a fora, se tu procurar vai achar dezenas de posts sobre temperatura e um monte de soluções, eu testei aqui várias e nenhuma funcionou. Então recomendo você tentar, macbook e Linux nunca se deram bem com modelos 2012 e 2013 (foram os que pesquisei apenas).
PS: com Windows ele esquentava horrores também, não sei o que a apple faz para manter ele frio quando se usa o mac OS, mas tanto o Windows quanto as distros que testei e não foram poucas (Arch, Manjaro, Fedora, Ubuntu Gnome, Pop_OS, Zorin, Elementary, Mint (o que menos esquentou), OpenSUSE, Debian), esquentavam demais, resultando eu voltar pro mac os e usar Linux no computador de mesa mesmo.