Suite office Zoho , com software online de escritório e produtividade , inclusive um similar do Evernote e do CamScanner

Bom dia
Estou testando o serviço de suite de produtividade da Zoho.
Ela tem um aplicativo chamado Zoho notebook para celular , Windows, Mac e Linux que funciona como o Evernote e é gratuito , podendo , inclusive , importar os arquivos do Evernote.
Na primeira vez que testei , o Zoho notebook não conseguiu importar do Evernote , mas desta vez funcionou bem e , como o aplicativo Evernote para celular está ruim , com várias queixas, cogitei da mudança.
Os aplicativos de escritório para celular são gratuitos mas para computador são pagos a 3 ou 4 dólares ao mês por usuário.
Mas existe escondido no site uma conta personal gratuita. É a conta Zoho mail free.
Basicamente são aplicativos semelhantes ao Google docs mas eles tem um compromisso com a privacidade na EULA onde se comprometem a não vender os dados e a não usar para anúncios online. Eles pretendem usar a assinatura como custeio para evitar o uso de anúncios e uso de dados.
Me pareceu um sistema tão bom quanto o Google docs.
Tem um sistema de armazenamento chamado workdrive .
Todos os aplicativos instalaveis tem versão para Linux , como o Zoho notebook e o workdrive.
Tem um sistema de email da Zoho muito semelhante o Gmail e que tem aplicativos de celular.
Permite usar com uma conta de email de qualquer provedor , mas tem autenticação mais fácil pelos grandes portais Google, Microsoft , Yahoo , LinkedIn , e outros . Mas você pode usar qualquer email com uma senha a ser cadastrada.
Permite recuperar a conta através do email adicional cadastrado ou celulares.
Ele segue o padrão de privacidade da comunidade europeia.
É uma empresa indiana.
Estou bem impressionado com o serviço.
Ultimamente tenho usado menos a plataforma Google.
Uso o Firefox com Duck Duck Go e desativei no celular as opções que levavam ao rastreamento e o meu celular não me perturba mais com notificações e solicitações para avaliar lojas em que passei.
Usar o Zoho workplace pode ser mais um passo para melhorar a privacidade e ter uma vida mais zen.
Estou testando e vou postando aqui.

1 curtida

Estou usando o Zoho notebook e consegui importar todos os meus cadernos do Evernote clicando em /configurações/ migrar do Evernote.
Na primeira vez que tentei há mais de um ano não funcionou ,mas desta vez foi perfeito e importou tudo em poucas horas , caderno por caderno. Com isso cancelei a assinatura anual do Evernote.
Depois baixei o Zoho doc scanner que é um scanner mais simples que o CamScanner. Ele também tem a opção de migrar do CamScanner mas o CamScanner instala de forma diferente em um Moto E7 e em um Samsung A01e em nenhuma das instalações consegue-se baixar de forma fácil os arquivos.
Descobri uma pasta do Moto E7 que tem os PDF do CamScanner no diretório Android. Acho que em cada celular será diferente. Então clicando nos thumbnail fui importando para o Zoho doc scanner até todos os arquivos estarem no Moto E7.
O Zoho doc scanner permite assinar um serviço de sincronização automática entre dispositivos por 19,00 mês.
Está função era importante para salvar todos os PDF no Zoho notebook em uma pasta que nomeei CamScanner.
Fiz a assinatura por um mês pela Google play store e importei todos os arquivos digitalizados e salvos em PDF para o Zoho notebook.
Isto é necessário pois os celulares não sincronizaram os PDF entre eles. Explico mais adiante.
Então importei para o Zoho notebook , que é uma alternativa do Evernote todos os PDF do CamScanner e cancelei a assinatura do CamScanner.
Tinha uma outra forma de ter feito isso.
Se você fez uma conta gratuita do Zoho docs tem direito a 5 GB de armazenamento online que é suficiente para salvar PDF que geralmente tem pequeno tamanho.
Aí é só ir na página do Zoho docs e baixar o pacote tar.gz autoinstalavel para Linux , que funciona perfeitamente.
Ele cria no diretório de usuário uma pasta chamada Zoho , dentro da qual tem o notebook.
Se você for a página do CamScanner e logar com email e senha consegue acessar seus arquivos e fazer download deles todos para uma pasta. Então pode colar eles em uma pasta do folder Zoho notebook no seu computador e os arquivos serão sincronizados.
E então eu cancelei a assinatura anual do CamScanner e desinstalei pois achei muito estranho a instalação diferente em celulares diferentes e não permitir acessar os PDF mesmo clicando na opção exportar PDF. Estes programas chineses não passam segurança.
O Zoho é indiano e segue as leis de dados da comunidade europeia e tem um escritório na Califórnia sob leis americanas. Eles também tem um compromisso com privacidade em sua página.
O serviço não é ligado a anúncios e sobrevive de assinaturas dos usuários , que geralmente são empresas que usam o serviço ou usuários como eu que assinou o plano individual para pessoa física e famílias. Ou seja, você não é o produto.
O Zoho tem um aplicativo Zoho doc para Android que permite gerenciar os seus arquivos.
Este valor de 19,00 por mês dá direito a 25 GB , mas na página está um pouco confuso e oferece uma assinatura de U$ 4,00 / mês/ usuário pago mensalmente ou anualmente e que dá direito a 100 GB. Cancelei temporariamente a assinatura pelo Google play store pois acho que esta opção é melhor. Estou tentando entender o serviço.
Ele tem uma suíte de escritório com o writer ,o sheet e o show , similar aos serviços do Google docs.
Esta suite de escritório tem algumas funções bem bacanas e mais opções do que o Google docs como escrever ao redor de uma foto.

Continuando…
O Zoho doc é como se fosse o Google drive para pessoa física e o Zoho workdrive é para pessoa jurídica e dá acesso a programas online específicos de CRM , RH e outros que são pagos a parte.
Os programas profissionais não me interessam no momento e os valores são em dólar , saem mais barato que os mesmos serviços em uma assinatura do Google workplace / gsuite e tem mais funções que são muito específicas para alguns ramos de empresas.
Na minha tentativa de usar o writer não encontrei fontes comerciais como a Arial , não sei se eles disponibilizam . Achei mais fraco o Zoho sheet e o Google planilhas é melhor.
O Zoho permite salvar vários emails e número de celular de recuperação para caso algo de errado e você perca acesso por uma conta de email principal. Salvei dois e-mails e dois celulares.
Acho que a maior dificuldade é que o serviço é muito diferente dos serviços do Google e Microsoft ao qual estamos acostumados e tem uma curva de aprendizado muito grande e é mais voltado para empresas.
Mas nesta curva de aprendizado consegui trocar o Evernote e o CamScanner e economizar algum dinheiro centralizando em um único serviço onde todas as notas podem ser facilmente pesquisaveis.
Com o tempo vou fazer um Google takeout do Google keep e salvar no Zoho notebook através do programa para Linux. Ficarei com os cadernos todos sincronizados no mesmo local sem uma dependência total do Google e tendo total suporte no Linux.

Bom dia
Hoje instalei os aplicativos Zoho doc e Zoho notebook em meu segundo computador Linux.
No início deu um erro na página mas acho que foi pois o computador é simples e tinha tarefas rodando durante a tentativa de instalação.
Quando as tarefas acabaram tentei de novo e funcionou. Instalei o Zoho doc e o Zoho notebook no segundo computador e ambos os computadores ficaram sincronizados com os celulares .
Recebi uma mensagem automática do Zoho confirmando a sincronização dos dispositivos.
O Zoho tem estes dois programas para Linux , Windows, Mac , iPhone e Android e também pode ser acessado online com senha e verificação em duas etapas por SMS a partir do Firefox ou Google Chrome.
A conta gratuita tem 5 GB de espaço que eu só usei 2.3 GB migrando do CamScanner e do Evernote. E com isso cancelei as duas assinaturas pois o aplicativo do Evernote para Android estava horrível e o CamScanner não me inspira confiança.
No computador os arquivos ficam salvos em um folder na pasta pessoal com o nome Zoho e você pode usar normalmente copiando e colando.
Na web você pode fazer pesquisas pelo arquivo como você faz no Google drive ou no Evernote web.
O valor anual é um pouco caro pois é em dolar e o câmbio está desfavorável. Sai a 4 dólares por mês mais eventuais taxas no cartão de crédito tal como IOF. Não testei mas deve ser algo em torno de 25 reais por mês. Ou 250,00 ao ano pois tem um desconto para pagamento anual.
Estou bem impressionado com o serviço.
Continuarei testando e postando aqui.

O Zoho office é um bom serviço se você está começando do zero e nunca utilizou muito os serviços do Google ou Microsoft.
O aplicativo de planilhas funciona razoavelmente bem , mas no celular não é tão funcional quanto o Google sheets ou Excel. Não dá para fazer edições tão facilmente , embora no PC as edições fiquem muito boas.
O aplicativo de editor de texto tem várias opções na versão online para Pc que o Google docs não tem . Mas o aplicativo para celular não conseguiu abrir um texto de 240 páginas em seu formato nativo.
O Zoho docs é equivalente do Google drive e tem armazenamento grátis de 5 GB , mas se precisar mais o plano mais básico é de US$ 5 ,00 por mês e dá direito a 100 GB. O sistema funciona e tem um bom mecanismo de procura de arquivo pesquisando inclusive dentro de PDFs. Ele tem integração com o Zoho notebook que é uma versão gratuita do Evernote e com o Zoho doc scanner que é numa versão grátis do CamScanner. Ter os três aplicativos integrados facilita a vida pois coloca em um só local todos os arquivos escaneados ou anotações , mas tem sempre que verificar se o arquivo foi salvo e as vezes salvar manualmente pois as vezes a sincronização falha.
Tem um aplicativo de calendário que permite importar uma única conta do Google calendar mas a sincronização não é bidirecional e não me atendeu e não consegui configurar dois usuários do Google embora o serviço informe que é possível na conta gratuita.
O serviço conta com muitos aplicativos web para funções muito específicas de empresas .
Tem um sistema de CRM que é ótimo para empresas do ramo de vendas.
Qual foi minha conclusão:
Apesar da minha preocupação com a privacidade nos serviços do Google , não dá para dar um tchau.
Meus arquivos estão no Google drive , o Google planilhas me presta um ótimo serviço no meu orçamento mensal e pode ser editado do celular.
Não uso o Google documentos pois prefiro digitar no libre office e algumas planilhas eu também uso o libre office pois não são editadas online e não preciso acessar.
O Google fotos faz um ótimo trabalho com o armazenamento das minhas fotos.
O meu Gmail já é conhecido e daria um trabalho migrar para o Zoho mail embora muito mais seguro quanto a privacidade.
Não tenho arquivos sigilosos em minhas contas e acho que o Google consegue evitar ataques de hackers que prejudique meus arquivos.
O trio Zoho notebook, Zoho doc scanner e Zoho docs já faz parte da minha rotina e eliminei o Evernote e o CamScanner com maior privacidade e maior integração. De quebra parei de usar o Google keep.
Acho que o Zoho é uma boa opção para uma pequena empresa que está começando do zero ou um usuário individual que ainda não tem muitos serviços em nuvem. Ele se beneficiaria da grande privacidade do Zoho e dos aplicativos para Linux, Windows e Mac além de Android e iPhone.
Se você está começando no mundo digital e tem desconfiança sobre a segurança dos seus dados o Zoho é uma boa opção.
Para proteger um pouco mais sua privacidade e evitar o rastreamento basta usar o Firefox e o mecanismo de pesquisa Duck Duck Go. Apenas fazendo isso eu passei a ser menos rastreado e aqueles anúncios que te seguem pelos sites pararam de acontecer.
Também vale desativar o Google Assistente do Google e também a função de localização.
Ao invés de usar Waze ou Google maps usar o GPS offline Here sem login.
Evitar usar o app do YouTube no celular também ajuda e pode acessar se quiser pelo navegador Firefox ou Brave.
No geral eu continuo a usar os serviços do Google que me são úteis e bloquear o uso dos que me rastreiam e são inúteis como o Google Chrome , o Google noticias , o Google maps e Waze e o mecanismo de busca do Google.
Para mim isto é suficiente pois não sou radical.
Acho que encontrei um bom ponto de equilíbrio.