Sugestões de programas de monitoramento de temperatura, hardware e etc via appimage, snap ou flatpak!

Pessoal, preciso de algum programa pra vereificação de temperatura, sistema, hardware e etc, tipo o aida64, cpu-z, gpu-z para windows. Similar ao cpu-z, encontrei o cpu-x, até estou usando a versão appimage dele, melhor coisa que já inventaram esses formatos de pacotes, evita vc destruir seu sistema, caso instale algo errado.

Preciso de um similar ao aida64, existe algo para o linux, que também seja por appimage, snap ou flatpak? Caso precisem dessa informação, meu sistema atual é o arch linux, com plasma instalado.

1 Curtida

Cara, distribuído nesses formatos, eu não conheço. Até tem o Hardware Probe, mas ele não é em tempo real.

2 Curtidas

Tem o hardinfo mas devido a características dele via Flatpak e Snap não rola e AppImage até agora ninguém quis fazer

2 Curtidas

Agradeço pelas dicas @anon94729332 e @Natanael.755, achei interessante o open hardware monitor, mas não entendi como instala ele. Pelo que vi ali, acho que bastaria baixar o git dele e compilar, rodando o comando makepkg -si na pasta do mesmo, certo?

1 Curtida

A versão para linux usa o Mono Framework.

1 Curtida

O legal é que está nos repositórios oficiais do arch, mas o open monitor está na AUR, mas verificando o pkgbuild dele parece ser seguro, as fontes é do site oficial do open monitor. Acho que vale a pena a instalação, certo?

Instalei o open hardware monitor, mas não funciona, só aparece as opções dos clocks e temperaturas dos mesmos, mas não mostra nada. Vou removê-lo, também achei algo interessante, será que é bom? Ele é via terminal, de dependências, precisa apenas do lm_sensors e rust.

Tem dois no AUR, qual você testou?

Apenas o open hardware, o hegemon ainda não.

Então cara, tem o AUR (en) - openhardwaremonitor-git tá mais atualizado, mas parece que parece que ninguém testou, então se você quiser instalar, é por sua conta e risco. Sobre esse hegemon, só testando pra saber.

Desculpa por não ter respondido ainda, mas nessa hora que vc postou a energia caiu aqui, voltou quase meio dia, ai deixei pra vir aqui a noite mesmo. Sobre o open hardware, esqueci que ainda não tinha rodado o lm sensors, depois de rodar o comando sensors-detect, as informações no open começaram a aparecer, mas apenas algumas delas, as que mais queria não aparecem, que são as info das temps da cpu.

Acho que vou testar o hegemon, talvez funcione bem. Nesse ponto, o gnome é show, as extensões mandam um abraço para o plasma.

Um belo exemplo de extensões pra controle de temperatura e clocks é o cpufreq e o freon, extensões desse tipo fazem falta no plasma, as que ele tem são bem ruins.

Para o KDE, tem essa aqui Thermal Monitor, funciona até com placa de video.

1 Curtida

Boa, valeu pela dica @anon94729332, nem lembrava dessa, já tinha testado ela há algum tempo atrás, mas faz tanto tempo que não uso kde que nem lembrava mais da mesma. Testar ela aqui, só mostrando as temperaturas da cpu e hd está de bom tamanho.

Da vga não acho que mostre pra mim, pois uso a onboard da cpu.

Funcionou bem o thermal monitor depois que reiniciei, acho que consegui deixar mais ou menos do jeito que queria, TM monitorando as temperaturas, o widget de monitoramento do estado de E/S do disco rígido e por fim, uso o widget do Intel P-state and CPUFreq Manager pra controlar as frequências da cpu, mas infelizmente, ele não é bom como o cpufreq do gnome, é limitado, as vezes buga, mantendo o clock alto, mesmo setando pra ficar sempre baixo.

Acho que agora está legal, ficou mais ou menos do jeito que preciso, falta apenas algum software pra ver o smart do hd, gosto de ficar vendo se sempre está tudo ok com os disco, no gnome usava bastante o disks, software muito bom aquele. Tem algum do tipo para o kde?

Tem dois que uso que são: o iotop, é via terminal e serve monitorar o uso do disco e o GSmartControl que é uma boa alternativa e mais completa que o gnome-disks.