Sugestões com upgrade em computador

Apesar de entender um pouco de hardware sempre fico na dúvida em relação a upgrade e tudo mais.

Eu tinha um notebook, porém troquei por um computador (que era meu por acaso, e que eu havia dado a minha mãe para comprar o notebook :man_shrugging:t5:).

Ele consegue rodar todos os jogos que costumo jogar super de boa, sei que não é “gamer” mas não tenho muitas pretensões em jogar games pesados (até queria, mas deixa quieto). Porém eu gostaria de pegar uma placa de vídeo (não precisa ser a melhor, não quero gastar muito dinheiro com ela pois vou ter que comprar um monitor decente ainda) e daí que eu gostaria de ajuda em relação a isso.

Irei comprar a placa junto com um pente de memória RAM (de 2GB provavelmente) só pra dar um “boost” no desempenho do computador.

Confs:

screenshot-f2c0dffb

Recomendo memoria no mínimo 4G…
O que vai pagar numa de 2G não compensa…

Talvez um sdd seria melhor ainda…
Um de 120 ou 240…
Pense nisso

Sobre placa de vídeo não conheço

2 curtidas

A memória eu compraria usada, por isso que comentei.

Pelo que eu vi o SSD não interfere tanto no desempenho, costumar acelerar os carregamentos e tudo mais.

ao contrário amigo…

vc tem um i3

O ssd vai acelerar… vc terá um maior desempenho…, acelera boot, cópia e etc…

a memória 2GB, hoje em dia não é nada…não compensa… é jogar dinheiro no lixo…

compensa de 4GB no mínimo… o ideal seria 8GB

2 curtidas

SSD diferente do que era o HD não é só uma questão de armazenamento, mas, de desempenho. Com um SSD você ganhará segundos preciosos na execução de cada programa.

1 curtida

Qual é a fonte de alimentação instalada no computador? A escolha da placa de vídeo será condicionada por isso.

Sobre o SSD, você teria uma usabilidade muito mais rápida e suave do computador. Contudo, realmente não teria ganhos de desempenho (taxa de FPS) em jogos, apenas no tempo de carregamento. Melhor deixar o SSD de lado e focar na placa de vídeo se o interesse for jogar.

Para jogos, você precisa de 8GB de memória ram.

1 curtida

Eu também pensava isso até comprar um SSD pro meu notebook.
Nunca mais uso algo sem um SSD, a diferença é enorme!

3 curtidas

@RamonVSBR
Recomendo você fazer um upgrade de SSD, nem que seja de 120GB, para rodar Sistema, programas do dia dia, e alguns jogos, e os arquivos brutos você os mantem no HD.

Sobre a memória ram, eu aconselharia por no minímo mais 4GB, com certeza faria toda diferença, mais a princípio tente um SSD, isso realmente faz diferença.

2 curtidas

A parte mais importante você não comentou: quanto pretende gastar?

Você precisaria, definitivamente, de pelo menos 8GB de memória ram para jogos modernos. Ou seja, teria que comprar outro pente de 4GB. Seu Core i3 não tem desempenho suficiente para levar placas de vídeo potentes, mas pode empurrar placas de entrada/intermediárias atuais. Se sua fonte for genérica, terá que trocá-la também.

Esses são os upgrades que você precisa para jogar. Se você estiver com isso em mente, não abra mão da memória ou de uma placa de vídeo melhor para pegar um SSD. O SSD não aumentaria a sua taxa de FPS, e você poderia adicionar um facilmente depois.

Se o que você quer é melhorar a usabilidade do sistema e jogos forem objetivo secundário, aí você deve priorizar o SSD. É o que vai dar maior “boost” na velocidade de carregamento do sistema e programas, tornando a experiência bem mais agradável.

Se estivermos em uma situação ideal e couber tudo no orçamento, melhor ainda. Se não couber, você precisa definir o que vai priorizar.

1 curtida

Caso queira colocar uma placa de video, tera que ser analisado qual fonte você possui.

Eu iria como os colegas falaram acima, coloque SSD + memória ram.

2 curtidas

Agradeço a todos pelas respostas. Eu vou analisar bem, e minha ordem de prioridades no momento são:

Memória RAM (é um upgrade mais acessível a curto prazo)
Placa de vídeo
SSD


Eu estou agora mais preocupado com outros aspectos mais essenciais como o monitor (que mds, como estão caros). E além disso acabei tendo alguns gastos extras com outras coisas.