Sugestões a alternativas ao Photoshop e Illustrator

Então pessoal, bem como o título diz, eu não aguento mais o Windows.

Conheço e exploro linux desde 2012, quando conheci o blog e canal Diolinux lá na época que fazia gameplay de minecraft (aprox. 600 a.C) e desde então eu sou apaixonado pelo sistema do pinguim. Não tive problemas em aprender a instalar qualquer coisa no sistema e facilmente me adaptei a maioria das alternativas (wps office ao ms office por exemplo). No linux TUDO pra mim flui perfeitamente e sinto que meu work flow é sensacional. Me sinto em casa.

Com exceção de DUAS APLICAÇÕES que me prende no maldito Janelas. O photoshop e o Illustrator. Desde aquela época (2012) tento usar GIMP e Inkscape para realizar meus trabalhos e as coisas simplesmente não fluem (principalmente com o Inkscape, o bixinho pra mim parece uma aberração). Meu maior problema é com GIMP mesmo, sou designer e illustrador freelancer então PRECISO destes pilares pra funcionar. Infelizmente esses trens só rodam na maçã ou no janelas mesmo.

Estou vindo aqui porque realmente tento a migração completa há anos. E sempre falho. Voltando pro Windows e me estressando mais. Então se alguém tiver umas dicas pra passar ou até se já passou por semelhante experiência, por favor compartilhe comigo. Não aguento mais o windows aaaaaaaaaaaaaaaaa

1 curtida

pq vc não aguenta mais o windows? se vc usa programas mais pesados como esses com ctz sua máquina tem um bom desempenho., qual problema vc ta tendo?

As vezes para o bem do nosso trabalho precisamos nos sacrificar um pouco e ficar no windows mesmo (meu caso)

Sei bem como é. O Gimp é doloroso demais de se trabalhar, eu também sofro muito com ele. Enfim, insistir nisso não vai adiantar muito. O que eu recomendo é instalar o Photoshop e o Illustrator pelo Wine. Você pode fazer isso com o Playonlinux, mas precisa do Wine instalado. Não é algo difícil de se fazer, o Playonlinux já automatiza quase todo o processo.
Eu já rodei o Photoshop assim, meu único problema foi que o cursor dentro do aplicativo não era muito responsivo, dava uma sensação de lentidão, mas acredito que seja por causa da minha máquina fraquinha. Tente e veja como vai rodar, talvez rode liso na sua configuração.

Experimente esse gimp:

Pode ser que te ajude

1 curtida

não é como se eu me sentisse confortável no sistema, sabe?

Meu pc não é tudo isso. Nem o driver mais recente da nvidia eu tenho suporte na verdade :confused:

Mas eu já tentei usar o photoshop pelo Playonlinux; o cs6 se não me engano. Mas ele apresentava diversos engasgos conforme a edição fosse um pouco mais “pesada”, até crashs ocorreram.

Esse aí eu tento usar desde a primeira versão. Foi mais fácil usar o gimp normal