「Sugestão」Diolinux Plus + todos os Diolinux alcançarem o nível Internacional

:wave:t2:

Eu sinto falta e fico pensando por que o Diolinux não esta voltado ainda para o público internacional devido a Excelente Qualidade que todos os conteudos em todas as plataformas Diolinux tem? Sempre frequentei Fóruns, Blogs, Internacionais, só olharem minhas redes sociais e nunca acreditei que um dia um Fórum nacional fosse ser tão forte neste assunto, então por que não ser mais forte ainda saindo da caixa, indo para o International, World até mesmo Universos, Multiversos, vai que… Não quero ser estrela do show nem nada, eu quero trabalhar, eu quero valorizar então eu me ofereço ao serviço!

Bom como o Tópico sugere mas é ambiciosa e não é tão simples assim porém, como sou uma pessoa que fica 24 horas em casa, sei ler e escrever no Idioma Inglês(a maioria dos meus “amigos” são do exterior), treino o Idioma Japonês, pratico o Idioma Português com intenção de escrever e falar cada vez melhor, então me ofereço para iníciar o Projeto “Diolinux World”.

Por exemplo: Aqui no Fórum poderiamos iníciar com Categorias específicas, com conteúdos voltados para os foreign users em Idioma Inglês only:

Linux International: Subjects related to all Linux OS, Distros, focused in research for solutions, fix problems and specially meet new members, make new friendships. Please note that, only English Language is allowed here.

E se der certo com o tempo ir “growing up” o Fórum Plus, o Play, Diolinux Store e de repente ir mais ambiciosamente ainda no Youtube com desenvolvedores de legendas em Inglês…

“I tell you something: We must not stop, we must not slow down…” (American Truck Simulator Trailer Quotation")

Enfim, I’m ready for the duty! Let’s rock in roll! Let’s get this knife party started! Be ready for a Fight!

Sei que parece que “viajei”, que estou “sonhando digitando”, imagina o “SDA Internacional”. Peço desculpas por certas palavras mas, acredito que o Diolinux merece ser mais forte doque já é conquistando o Mundo!

:pray:t2:

8 Curtidas

Eu boto fé mano.
até então eu nao tinha encontrado por exemplo nenhum forum br que me cativa-se tanto como o dioniliux .
Tbm acredito no potencial

7 Curtidas

Não me leve a mau, mas apesar de frequentar o forum e gostar do serviço que o Dio prestou pro linux no BR… Mas o esse forum é mais um forum de bate papo do que um forum de resolução tecnica.

É só olhar os topicos uma boa parte é “sobre o que vc pensa sobre tal assunto…”, “qual a melhor distro…”, “qual a melhor interface gráfica”… e por ai vai. Topicos muito subjetivos.

Aqui vc encontra pouco conteúdo tecnico de resolução de problemas. Os moderadores são muito mais intermediadores e não solucionadores de problemas.

E esse estilo de forum não combina com o público gringo. Eles são mais direto ao ponto, não entram em foruns pra bater papo sobre achismos de tecnologia. O próprio Gabriel do toca do tux, que tem um vasto conhecimento de linux, pediu pra ser excluído do forum quando viu q aqui era mais pra filosofar sobre o linux, do que um forum de conteudo tecnico.

Os gringos são muito direto e reto, são pragmaticos. A cultura brasileira é muito de passar o pano e não não falar a verdade na cara das pessoas por achar isso desrespeitoso. Já a cultura internacional é diferente, um gringo quando vê algo errado chega na sua cara e diz que vc esta fazendo tal coisa errada, que outra coisa é uma burrice, sem medir as palavras. E isso tem um potencial de gerar conflito com os brasileiros.

Resumindo, brasileiro gosta de bater papo aleatorio, gringo busca resolver problemas… E o escopo do forum não combina com a cultura gringa.

2 Curtidas

Vou concordar e discordar de vc, camarada. Concordo nessa parte dos fóruns gringos serem mais pragmáticos sim. Mas já vi minha cota de disputas variadas (um exemplo). Também concordo que, em função disso, vários desses fóruns parecem, a nossos olhos, compostos de pessoas que nós teríamos como “grosseiras” ou “rudes”. Talvez seja isso que andem precisando, de um pouco mais de gentileza e solidariedade, e aqui eu vejo bastante disso.
Quanto a ser um local de solução de problemas, não vou listar. Apenas digo que praticamente todo problema que tive com alguma distro, ou foi solucionado aqui, ou parte da solução passou por aqui. Eu mesmo já ajudei algumas pessoas com meu limitado conhecimento técnico. Então, devo discordar do que vc diz. E imagino que outras pessoas pensarão da mesma forma

8 Curtidas

Eu não falo inglês e tenho dificuldade com a interpretação de texto inglês.
Se o projeto Diolinux mudar para inglês eu não vou mais conseguir assistir ler e participar de nada.

1 Curtida

A ideia é ter uma parte do fórum em outros idiomas, @aguamole (eu incluiria castelhano tbm). O principal esforço é de que alguns usuários topem escrever e atender em outros idiomas. Mas acho a proposta do @RuKsu válida sim

3 Curtidas

Ai teria que ter tradutores no projeto.
O google traduz mais ele não tem inteligencia para interpretar o texto e traduzir no contexto.
O google é só um quebra galho.
Sabiam que as tradução do google para outros idiomas tipo do português para o castelhano ele passa primeiro a tradução para o inglês e então traduzindo para castelhano?

1 Curtida

Acho que temos alguns… mas apenas no mais complexo… no mais simples, as ferramentas online dão conta, acredito

1 Curtida

Acho um projeto bem ambicioso, teria de conversar com o próprio @Dio. Tem prós e contras. Será que vamos conseguir manter esse ambiente pacífico e amigável com mais gente de fora? Quanto mais de trabalho seria adicionado aos moderadores? É bom estar disposto, inclusive eu também contribuiria por que falo alguns idiomas e passo bastante tempo aqui no fórum, mas tem que considerar essas coisas.

3 Curtidas

Pois é moderadores bilingue aushuahs.

1 Curtida

Eu digo que aqui no forum são topicos de iniciantes ou usuários com pouco conhecimento tecnico. Tem poucos heavy users ativos aqui. Uma boa parte são dúvidas que já foram respondidas em outros idiomas e que já estão disponiveis na internet. O público do forum tem pouca experiencia com linux, e eu me incluo nisso.

No mundo maior parte dos SO linux são servidores, e são esses sys admin que realmente conhecem o Linux a fundo e teriam muito pra contribuir com o forum, porém o ecossistema formado mais por iniciante afasta os heavy users. O que eu percebo que aqui é um forum pra resolver problemas simples e básicos, não um lugar pra resolver problemas cabeludos. Quase não vejo um sys admin postando duvidas nesse forum, porque ele sabe que dificilmente vai ter alguem aqui com o conhecimento tecnico suficiente para ajudá-lo. Normalmente problemas mais técnicos o pessoal procura o Viva o linux.

Nos forum gringos normalmente os moderadores, não são apenas moderadores tem um alto conhecimento tecnico e acabam interagindo respondendo de forma pontual e incisiva ex: para tal problema “faz isso, isso e aquilo”. E essa não é a realidade aqui, aqui nos nos ajudamos conforme a gente consegue e algumas vezes não vamos ter conhecimento suficiente pra responder muitas dúvidas. E isso não tem potencial de atrair gringos. Como eu disse, os gringos são mais pragmáticos e isso é estranho pros brasileiros. Quantas vezes já vi em forum os gringos respondendo “que voce é preguiso”, ou que “eles não estão lá pra fazer o seu trabalho”, “a pergunta já foi respondida faça a busca no campo pesquisa” … É uma cultura muito diferente da nossa.

1 Curtida

Também joga ATS?! :heart_eyes:

Também acho que o blog devem de ter uma projeção internacional! Apoiado!

2 Curtidas

Mão levantada, falo inglês, russo e árabe tradicional :grin:

Рукописи не горят!

3 Curtidas

Fiquei muito feliz com as respostas, :pray:t2:

Irei tentar formular uma resposta de acordo com todos os feedback que eu li.

Marca Diolinux

O Diolinus Plus precisa sempre se movimentar, ao acessarmos Sobre - Diolinux Plus temos os dados de quantos tópicos e mensagens movimentam o Fórum. Temos categorias de “resolução de problemas”, categorias de “passa tempo”. Eu acredito que isso é saudável, pois comparando com um Supermercado, “vários entram para olhar mas não para comprar” porém se o ambiente prestar um atendimento de qualidade onde o cliente se sinta acolhido, ele não só vai voltar para comprar como vai indicar o Supermercado para mais pessoas. E este ciclo vai indo e indo e indo… Se o Diolinux Plus segui-se o paradigma técnico o Fórum não teria esta notoriedade e este tanto de novos usuários a cada dia que passa, nem mesmo o canal do Youtube poderia ser tão grande. Então a idéia de “resolução de problemas” e “passa tempo” são como “venda casada” “coloco refrigerantes para vender perto do açougue e penduro copos plástico perto.” Quebra de paradigmas.

Cultura e Oportunidades

É “difícil” lidar, entender, compreender culturas diferentes, por isso do projeto ser ambicioso. Mas tudo que é diferente é “difícil”.
Por exemplo: Um diretor brasileiro envia seu tradutor para uma reunião internacional. Se esta reunião for um sucesso, as Empresas irão faturar muito. Ao final da reunião os gringos dizem “We finish here, thank you, break a leg.” O tradutor volta e o diretor brasileiro “Então como foi a reunião?” o tradutor triste diz “Quebramos as pernas, falhou o procedimento.”
Este é um exemplo fictício de como precisamos entender a cultura e sentir o Idioma não apenas traduzir, pois oque o Americano se sente quando escuta “break a leg” é o mesmo que o brasileiro sente quando escuta “boa sorte”… Neste caso a categoria Linux International (nome que pode ser lapídado), nós usuários poderiamos ter níveis de Inglês em nosso perfil, “I’m trying” ,“Enthusiast”, “Translator”, “Self-taught” e números que indicam o nível de conhecimento. Lembrando que, isso não é um jogo de quem é melhor que quem, o Diretor da empresa que eu trabahei é multimilhonário sem ter nenhum emblema e medalhas aqui no Diolinux Plus. A idéia geral é globalizar o Diolinux Plus e todos os produtos Diolinux, aumentar o network de todos aqui presentes, chamar a atenção de empresas gigantes como Sony, Volkswagen, Honda, Microsoft, Linux Foundation, Apple, etc etc etc, abrindo mais oportunidades de empregos. “No Brasil temos inúmeros gênios presos dentro da lâmpada mágica esperando pelo seu Aladdin para poder sair da lâmpada”.

Disciplina

Manter a disciplina é algo que o Fórum do Diolinux tem de qualidade, temos moderadores competentes e tem mais conhecimentos de acordo com nossa cultura, os moderadores gringos tem mais conhecimento do assunto, mas nenhuma das duas culturas não são do geral. Não podemos exigir dos brasileiros sem primeiro dar condições para os brasileiros. “Tenta construir uma casa com apenas um martelo…” Os brasileiros são tão criativos que acredito que conseguiriam essa façanha, mas não é justo exigir isso. Então é obrigação exigir de certas culturas gringas, qualidade em conhecimento específico nesta área, pois eles tem as ferramentas nas mãos e aprendem a lidar com elas desde criança. Tenta exigir que seu carro atravesse o oceano Atlântico." ou “Tenta exigir que o Titanic navegue nas ruas das cidades.”

O trick seria, acolher bem os gringos na categoria especifíca e de repente um deles acabar se tornando moderador com o tempo e então atrais mais pessoas. Detalhe que eu penso, o Ser Humano é o mesmo em qualquer lugar do Mundo, sente felicidade e dor, ficar pensando “dentro da caixa” não podemos aceitar isso e aquilo é um tanto inocente, pois a hora que o Planeta Terra cismar em explodir, não vai sobrar Japonês, Americano, Português, Inglês, Brasileiro, Chileno, Espanhol, Italiano, ninguém… só vão sobrar destroços espaciais.

Brincadeira

Uma brincadeira, tem um grupo internacional que eu frequento relativo ao game Ace Online, eles lá tem várias categorias, off game, non english, ace online, fun facts, music and so on. Também estou em outro grupo relativo ao mesmo game mas brasileiro, da brigada BOPE. Uma vez um dos Americanos entrou nesse grupo e ele não entendia nada que estava acontecendo mas queria brincar com brasileiros do grupo e me usou como o tradutor. Foi engraçado ele me perguntava oque é isso que ele disse, eu queria responder assim e tals… lógico que isso em Inglês. Ou seja se eles fossem tão sábidos eles conseguiriam se comunicar com todos mas… Não é assim que funciona, cada um com seu foco e ferramentas, doms e especialidades.

Curiosidade Off

Eu tomei várias atitudes erroneas por falta de orientação, três dos meus maiores erros foram:
1 Não acreditar no meu melhor amigo que hoje mora no Canada 5 anos e não volta para o Brasil nunca mais, a não ser para visitar a Mãe dele. Eu poderia estar lá com ele.
2 Escolhi a Empresa que trabalhei ao invez de terminar minha faculdade de Ciência da Computação, parei no 4th semestre.
3 Investir em Diversão invez de valorizar o meu Patrimônio.
Isso eu levo em consideração do porque não podemos exigir demais de nós brasileiro, o formato que o País orienta o povo.

“Gênios presos dentro da lâmpada mágica não faltam no Brasil e no Mundo, oque faltam são os Aladdins para libertá-los”. Então porque não atrair mais Aladdins?

Se não dermos o passo não saberemos o resultado.
Todas as respostas, que lemos, opiniões próprias, diversidade isso é muito legal, a tecnologia e a evolução agradecem.

Isso tudo foi oque eu pude elaborar com relação as respostas até o momento, não sou bom em explicar, não tenho nenhuma intenção de atacar ou causar confusão, minha real intenção é ajudar e ser ajudado!

Fico no aguardo de mais comentários, melhoria da sugestão, críticas construtivas, mas comportados. Espero que a Sugestão seja analisada pelos responsáveis e dono do Diolinux :innocent:, estou totalmente disponível para ajudar a evoluir o projeto se for da vontade de vocês, e senão eu continuo a ajudar a comunidade da minha melhor forma possível, no hard feelings.

Mais uma vez, fico muito feliz por as repostas até agora e as que irão vir, tomara que venham mais respostas e meu muito obrigado por confiarem em mim, não precisam gostar ou ir com minha cara, não quero ser estrela. Quero trabalhar e ajudar a todos serem mais fortes.

“Se todo mundo está feliz então menas confusão existirão”.

Obs.: Eu li muitas vezes procurando erros de vocabulários Português, peço perdão por quaisquer falhas que não percebi.

Peace :v:t2:

1 Curtida

Sou de Portugal por isso posso falar
Lá por as pessoas serem mais diretas, não quer dizer que as pessoas não gostem de firulas, pelo menos eu gosto de debater sobre certos assuntos e ouvir(neste caso, ler) opiniões sobre certos temas

Chamo aqui o @Xinux26 que tal é qual como eu, tbm é tuga para vir cá dar o seu feedback

Exato… Acho que o fórum não pode ser só de resolução de problemas…E mesmo a comunidade internacional pode gostar de debater estes assuntos (geralmente acontece no reddit e não em fóruns)

1 Curtida

A cultura latina em geral é mais “caliente”, talvez pela forma como foi construída, é muito mais comum por aqui sermos mais abertos com qualquer um que queira conversar sobre qualquer coisa (encontrar alguém na rua e começa a falar sobre como está chovendo tanto ultimamente)

3 Curtidas