Sugestão de Distribuição

Boa tarde,

Possuo um computador reserva parado em casa e gostaria de usá-lo com alguma distribuição, entretanto o real motivo é para uso comercial/profissional. A configuração dele é ridícula com 1GB de memória e com processador Celeron.

O principal para meu uso, são os seguintes:
Internet Explorer (eu faço uso de um site da empresa no qual trabalho e para melhor visualizá-lo, tem de estar com esta aplicação);
Mozilla Firefox;
Office (Excel e Word)
Último caso, ter instalado os drivers da minha impressora Brother (já que não é tão necessário, já que posso usar meu PC principal para imprimir).

Atenciosamente.

Como sugestão, recomendo o Manjaro xfce ou o Mint xfce tbm, pois são leves para a sua atual configuração.

Quanto as aplicações: vc pode instalar o “ie tab” no navegador, com ele vc usa o Firefox, por exemplo, com compatibilidade com o IE (uso no serviço para abrir sistema que so abriria no IE).

Office pode ser instalado pelo PlayOnLinux, entre outros.

Quanto ao drive da impressora, acredito que não terá problemas tbm, em ambos sistemas.

Farei alguns testes na máquina virtual com as sugestões e, posteriormente, instalarei no computador.

Quanto ao “IE Tab”, há alguma extensão para o Firefox ou é instalação a parte?

Grato pelo suporte, @thespation!

Como seu computador é antigo, você precisa é de uma distribuição com um ambiente gráfico leve. Sugiro então o Lubuntu (que é ainda mais leve que o Xubuntu). E prefira instalar a versão 18.04 para ter mais tempo de suporte.

A propósito, como seu computador tem menos de 4GB de RAM, sugiro que você baixe a versão 32 bits.

.

Qual versão? A propósito, esse navegador foi descontinuado pela Microsoft, ela usa o Edge agora.

.

Uma dica, como seu computador é fraco e não existe esse negócio de navegador leve, instale algumas extensões no seu navegador para deixar a internet mais usável. Para fins de performance, recomendo este combo:

  • uMatrix
  • Decentraleyes
  • Disconnect

.

A versão 2010 funciona de boa no Wine se você instalar alguns componentes pelo winetricks. Como não curto certas coisas do PlayOnLinux, eu instalo direto no Wine:

  1. Antes de mais nada, tente instalar pelo PlayOnLinux, você não terá dificuldades se o Office estiver em um CD e for original.

  2. Instale o wine e o winetricks. Também instale outros pacotes relativos ao wine (como winbind) para ter certeza de que você tem tudo

  3. Pule esta parte se seu sistema operacional já for 32bits!!! Crie um prefixo 32bits do Wine, será aqui onde você instalará seu sistema. Abra o terminal e use o comando WINEPREFIX='~/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot' (troque o ~ pelo endereço da sua pasta de usuário, como por exemplo /home/kudryashov)

  4. Pule esta parte se você não precisou fazer a etapa anterior!!! Abra o arquivo .bashrc que se encontra na sua pasta principal de usuário e adicione a seguinte linha no final do documento: alias wine32="WINEPREFIX='~/.wine32'"

  5. Você precisa instalar alguns componentes básicos para viabilizar sua instalação do Microsoft Office. Rode o seguinte comando:

  • Se você NÃO precisou criar uma versão 32bits do wine: winetricks riched20 dotnet20 msxml6
  • Se você precisou criar uma versão 32bits do wine: wine32 winetricks riched20 dotnet20 msxml6
  1. Agora você pode fazer a instalação normalmente do Microsoft Office. Se você for precisar usar o Microsoft Toolkit para ativar o seu Office, talvez você necessite instalar o dotnet40 para que o Wine possa rodar esse programa.

.

Não sei como seria para essa impressora, na dúvida instale o metapacote printer-driver-all para você ficar bem guarnecido

Recomendo o Lubuntu, pela sua grande leveza. O dio fez um video sobre o computador da xuxa parecidi com esse.

IE tab é uma extensão para o navegador, tem para o Chrome e para o Firefox sim, não é uma instalação fora a parte.

Seria bom pensar em aumentar a RAM… colocar mais 1 ou 2GB. Vai dar mais fôlego para o pequeno processador trabalhar.

@rasolar, grato pelo suporte oferecido! Estarei efetuando testes neste final de semana para adaptar-me de uma melhor forma.

@TheSlake, procurarei pelo referido vídeo e buscar entender como funcionou. Grato!

@thespation, no mais farei uso no Firefox mesmo. Procurarei aqui para testes.

@anon48034656, dependendo de como a carroça andar, pensarei nesta possibilidade.

E, por último, para um computador com processador Core 2 Duo e 4GB de RAM, recomendam alguma outra distribuição?

Se as tarefas forem semelhantes podes correr ambiente xfce também bastante leve (não sei até que ponto o budgie também pode alinhar), Xubuntu ou Linux Mint xfce (se gostares mais de windows Zorin OS xfce) seria as minhas recomendações, eu instalei o Xubuntu num notebook dualcore 4gb ram com 10 anos para a minha mãe navegar na net e pouco mais, tem sido impecavel.

Para seu core 2 duo recomendo o Xubunto. Eu tenho aqui um core 2 duo i386 com 3Gb de ram e uso o Xubunto 18.04 sem nenhum problema. É uma distro bem confortável nesse tipo de máquina. Quanto ao seu Celeron recomendo que use um Lubuntu ou ate mesmo um puppy Linux. Eu tenho um Celeron do tipo desse que você tem, a única distro que funcionou meia boca foi o Lubuntu. Com ela meu Celeron consegue abrir o Google Maps sem desligar desde que mais nada esteja aberto. A vantagem do Puppy Linux é que ele ocupa apenas 200 megas de ram. Ele é mais chatinho de instalar e configurar mas nada impossível. Alias como ele carrega inteiramente na memoria você poderia apenas deixar um CD para carregar ele mas é mais rápido se ele estiver no disco. Caso você opte pelo Puppy certifique-se de pegar a versão compatível com o Ubuntu para ser mais fácil de usar. Quanto ao Office se você realmente precisar do da Microsoft pode ser meio chato de usar. Nunca consegui usar com o Wine direito mas nada te impede de seguir as dicas que deram acima e tentar. Caso nenhum navegador te satisfaça tenho quase certeza que o Internet Explorer funciona com o Wine mas antes disso tente outros navegadores para ver se funcionam.

com essas configurações eu recomendo o lubuntu com interface lxde ou qualquer outra distro com essa interface gráfica.

O 32 bits está sendo descontinuado as poucos, só é aconselhável utilizar ele se seu processador não tem suporte ao 64 bits.

Eu utilizo o Manjaro KDE 64 bits em um Celeron 1.6 (de 2005) com 2gb de RAM, tirando o Gnome que nem sobe nele, as intefaces que o utilizam também tenho o mesmo problema. O que deixa lento e trava o sistema com pouca RAM, é utilizar muitos programas ao mesmo tempo e deixar muitos outros em background (minimizados na barra de notificação).

Saudações.

Entendo o que você quer dizer, mas ainda não vejo sentido em usar um sistema 64bits num computador fraco quando você ainda tem totais possibilidades de usar um sistema 32 bits. Quando não tiver mais um sistema operacional 32bits que ainda receba atualizações ou um programa de vital importância que só esteja disponível em 64bits, aí paciência, então o cara se rende de vez aos sistema 64bits, mas enquanto der, não vejo motivo para abandonar essa possibilidade de usar um sistema 32bits, que dará ao usuário um sistema mais leve para o computador lento dele.

Tudo depende do uso, no meu caso, só vou usar o meu computador antigo (isso quando eu o usar!) para mexer no LibreOffice e navegar na internet. Vamos dizer que já estamos na época do pós-lançamento do Ubuntu 20.04 (suponho que já não haverá mais suporte ao 32bits aqui), eu ainda permaneceria com o Ubuntu 18.04 32bits (na verdade eu uso a versão 64bits porque meu notebook tem 4GB de RAM, mas para fins discursivos vamos dizer que estou usando a versão 32bits): eu não me importaria de continuar usando uma versão mais antiga do LibreOffice e se o Firefox continuar minimamente usável em todos os sites de minha necessidade, não me importaria de usar a versão do navegador também.

Tranquilo, mas como se está sendo descontinuado, as atualizações acaba demorando um pouco mais que as do 64 bits.

Eu respeito sua opinião de utilizar um sistema desatualizado e consequentemente inseguro (não é o caso agora do 32 bits ainda), mas não informar que o sistema pode ficar vulnerável com o tempo, é errado ao meu ver.

Eu tenho o Manjaro 64 e 32 bits instalados no mesmo hardware, e não vi essa vantagem no 32 bits pelo mero motivo de que eu possua menos dos 4gb de RAM.

Saudações.