Pessoal, tenho uma situação um pouco inusitada em meu computador. Estou usando um triplo boot (Windows, Ubuntu 20.04 e Elementary OS 5.1.4).
Minha ideia inicial era usar mais o Ubuntu mas tive problemas com alguns aplicativos que preciso usar para o meu trabalho, então copiei meus arquivos para o Elementary OS, instalei o que precisava e estava tudo tranquilo. Só que o Elementary apresenta alguns problemas de usabilidade que estão me deixando um pouco irritado. Então, pensei em substituir o Ubuntu por uma instalação do Mint, que o pessoal fala muito bem aqui.
Minha dúvida é se consigo substituir apenas a instalação do Ubuntu pela do Mint, sem mexer com as outras duas que, apesar dos pesares, estão funcionando.
Simplesmente escolhendo a partição do Ubuntu para o Mint ser instalado resolve o problema? Não vai dar problema no Grub? Ele vai ficar apenas com as três entradas instaladas (Windows, Elementary e Mint)?
Outra dúvida que tenho, e que deveria ter tirado antes de instalar duas distros Linux, é se consigo ter apenas uma \home para os dois sistemas (Mint e Elementary).
Desde já agradeço quem puder ajudar.
Quanto a ter uma só /home para os dois sistemas, o Dio postou um vídeo recentemente ensinando a fazer isso: Você já instalou Linux desse jeito? /HOME compartilhada - YouTube
1 curtida
Vai depender de saber se sua instalação é “legacy” ou “UEFI” para efetuar o processo. Se for legacy, tem que saber qual sistema operacional está comandando o GRUB na MBR.
1 curtida
Conferi e a instalação é UEFI. Isso quer dizer que dá pra simplesmente colocar o Mint por cima do Ubuntu, então?
Sim.
Opcionalmente:
Depois vc pode remover o diretório antigo na partição EFI onde estava ubuntu. Só fica ligado porque tanto o Mint quanto o Ubuntu costumam colocar o mesmo nome de diretório no /boot/efi/EFI/ubuntu
, então provavelmente o segundo que for instalado vai virar ubuntu-1
ou algo parecido… É um passo opcional mas ajuda a manter a organização na partição EFI.
Depois vc pode remover a entrada antiga do boot pelo firmware da sua placa mãe. Outro jeito é remover a entrada obsoleta com o comando efibootmgr
, mas é mais complicado. Novamente é opcional mas ajuda a manter a organização do seu computador, sem “entradas fantasma” de boot.
Pessoal, fiz a instalação do Mint por cima do Ubuntu e segui as dicas do vídeo do canal postado mais acima. Mas não deu exatamente certo…
A substituição ficou ok, mas a pasta /home não foi montada no local correto. Vale ressaltar aqui que, como eu já estou trabalhando no Elementary OS e meus arquivos estão todos lá, não fiz uma partição à parte apenas para /home, como está no vídeo do Diolinux. Em vez disso, selecionei a partição do Elementary OS e pedi para o Mint montar a /home lá.
Mas essa parte não deu certo. Quando acesso o Elementary, meus arquivos estão todos lá (o que é bom porque, apesar de eu ter feito backup, não vou precisar reinstalar todo o meu computador, se eu não quiser). Mas, no Mint, ele criou uma /home normal e, dentro dela, está criada uma outra home que aponta para minha pasta do Elementary. Vejam no print da tela do Mint.
Para que funcione o compartilhamento de /home eu tenho que, obrigatoriamente, ter uma partição somente para ela? Se sim, então vou precisar reinstalar todos os meus sistemas operacionais? Ou consigo abrir uma partição nova e configurar tanto o Elementary quanto o Mint para que passem a montar suas respectivas /home lá? Essa última opção fica viável de eu fazer. Reinstalar tudo, pelo menos por enquanto, não é viável pra mim.
Funcionou direitinho! Está tudo funcionando perfeitamente. Valeu demais pela ajuda.
1 curtida