Substituir polilinux pelo xubuntu no compaq presario 427

Não consigo dar boot pelo USB para instalara o XUBUNTU

Meu amigo,acho que a solução ai no caso é você dar uma olhada na BIOS e ver se o boot é uefi ou legacy,se for Legacy,melhor ainda,então você irá selecionar a Bios para dar partida pela USB(acho que você já fez isso),se a iso do xubuntu estiver integra(com o shasum correto),recomendo começar com ele versão live cd e depois ele tem uma opção de instalar,do que instalar direto,vocÊ já tentou com outras distros e deu problema? caso não consiga com o Xubuntu,tente com o Ubuntu Studio,que pra mim é o Melhor Ubuntu.

Primeiramente obrigado pela atenção Fabrício.

Sim, pode ser tanto uefi quanto legacy.

Tentei sem mexer na BIOS tal como fiz no Dell da minha filha. O Xubuntu (última versão baixada) automaticamente configurou as entradas uefi (é correto dizer assim?) e instalou sem problemas no SSD extra dela.

No Compaq ele não inclui o USB do Xubuntu no boot e quando mudo de UEFI para legacy ele diz que não tem sistema no USB (!).

Entrei na BIOS do Compaq mas confesso que tem muito tempo que eu não lido com isso (> 10 anos) e tem muita coisa nova e associada a outras que não me senti confortável em mexer.

Se for relevante eu coloco as fotos da BIOS do Compaq aqui, ajuda?

Eu uso o Xubuntu pois já estava com ele faz tempo, num CCE Win PCTV-D5. O BIOS dele eu consegui simplesmente alterando a ordem. Usava a versão 16.04. Queria colocar a última versão no Compaq 427…

Sugiro ler a documentação do Ventoy e criar um pendrive com ele em gpt, pode ajudar a ele dar boot em UEFI

1 curtida

Geralmente o ventoy e hibrido em questão de usar MBR ou UEFI, mas se caso usar UEFI e bom sempre marcar a caixa de security boot no app antes de fazer o pendrive

1 curtida

Costumo utilizar esse programa para as minhas isos, também híbrido

Segue fotos da bios…

Faltou uma.

Acredito que a foto 3 (Boot) seja relevante para essa discussão.
Acredito que o “Boot mode select” esteja correto.
Deduzo que o “FIXED BOOT ORDER Priorities” sejam as opções disponibilizadas com o uso da tecla F12 em tempo inicialização do sistema.
Mas mesmo escolhendo qualque USB … da lista, ele não “boota” pelo meu USB.
Criei esse pendrive live com o UNetBootIN baixando direto a última ISO do Xubuntu.
Relembrando que eu o instalei no notebook Dell da minha filha, e ele criou no 2º SSD a partição UEFI, / e swap direitinho… Inclusive apareceu uma entrada de boot UEFI no BIOS do computador dela, mesmo eu removendo tudo o SSD e mudando a BIOS para “Windows Boot Manager” (isso no Dell da minha filha).

Pessoal, consegui.

1. refiz o live USB do Xubuntu usando o UNetBootIN, pois após a instalação no Dell da minha filha foi criada uma partição EFI (!) Que tornou o USB irreconhecível em tempo de boot. Após isso o boot funcionou.
  2. detonei o PoliLinux e o esquema de particionamento. Agora tenho só uma raiz e a swap (fora a EFI).
  3. até agora a máquina tá rodando muito suave…
    Obrigado aí pela atenção de todos!

Ah, tive que desabilitar o Security Boot pois tava dando mensagemde erro em tempo de boot… Tem horas que o excesso atrapalha. :confused:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.