SteamOS "Minimal"

Recentemente, adquiri um SteamDeck e adorei o dispositivo. O funcionamento no modo Handheld foi excelente para mim, mas no modo desktop achei meio poluído, com muitas aplicações que, para o meu uso, classifico como bloatware. Como o sistema tem uma base imutável, a remoção não é tão trivial, embora seja possível(eu consegui remover muita coisa, mas acho que uma abordagem por agregação faria mais sentido que a por remoção). Testei o Bazzite com GNOME e ainda encontrei muitas aplicações que não fazem sentido para mim. Deixar essas aplicações lá me dá uma agonia (não me julguem kk), e ocultá-las não adianta, pois eu sei que ainda estão lá.

Só para referência, esse é meu desktop. Eu gostaria de um SteamOS que, no modo desktop, fosse assim:

basicamente um File manager, um Firefox, loja e terminal.

Nas minhas experiências, consegui rodar o Steam no modo Handheld dentro do Gamescope, mas não consegui fazer o GDM logar na sessão do Gamescope. A engrenagem não aparece e sempre entra no wayland-gnome.desktop. Além disso, os controles ficaram meio bugados. Parei por aí na tentativa com o GDM e não fui a fundo no problema do controle.

Alguém tem alguma sugestão de como fazer isso? Consigo editar a imagem do Bazzite para remover o que não quero e deixar só o core? Ou talvez fazer um rebase (não tenho certeza se isso serviria para o meu caso)?

1 curtida

Acho que o ChimeraOS pode ser o que você está procurando.

1 curtida

O projeto Unblue pode ser uma boa solução também: GitHub - alatiera/unblue: Silverblue without the blue

Detalhe: não consegui baixar a ISO diretamente, então fiz a rebase sobre o silverblue

1 curtida

Olá colega, espero conseguir lhe ajudar de alguma forma apesar.

Cheguei a utilizar o steamOS antes da existência do steamDeck (imagino que na época deveria ser outro s.o) mas eu consegui alterar o gestor de ambiente desktop naquela época instalando o que eu queria e alterando arquivos de configuração referente a login e a boot, porém, também consegui instalar outros controladores de tela de login (esqueci o nome) e com isso a engrenagem que você citou, voltou a aparecer (não no da steamOs)

Já tentou esses caminhos?

Saberia informar se o steamOS atual é baseado em algum outro OS como debian ou Ubuntu etc…?

1 curtida

Não sou um usuário de portáteis, porém, utilizo o CachyOS. Em sua instalação no desktop poucas coisas são instaladas: os arquivos essenciais ao sistema, os essenciais à interface (aí existem diversos DE e WM) e o que você explicitamente escolher em um mini gerenciador de programas.

Se esta filosofia mais minimalista está no desktop, creio que também esteja na versão handheld

Atente-se para baixar a handheld edition, mais abaixo. No caso dessa versão, só ha a opção KDE Plasma, o que, acredito, vai te deixar mais à vontade, pois é o mesmo DE do SteamOS.

A base do SteamOS é Arch

1 curtida

Cheguei a uma solução com CachyOS, é uma base mutavel então deu para construir um ambiente minimalista, segue uma imagem do resultado:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.