SteamOS imutável e com suporte a Flatpak's

A Valve informou via livestream e documentação sobre Steamdeck, que irá suportar app’s de terceiros via Flatpak e que terá o sistema de arquivos apenas leitura (provavelmente algo como o Fedora Silverblue / EndlessOS)

Após os acontecimentos de quebra do sistema ao instalar a Steam no PopOS, isso mostra que a Valve não quer cometer os mesmos erros da System76.

Para oferecer um produto sólido aos usarios é preciso um paradigma um pouco diferente das distribuições tradicionais que são basicamente “faça o que quiser” (quebre o que quiser).

Ainda será possível modificar o sistema com “dev mode” algo parecido com sistemas OStree based…

Steam está adicionando suporte ao pipewire, wayland (no gamescope) patrocinando melhorias para o Steam Flatpak, radv, mesa…que nos dá uma ideia do futuro e que a torna uma das maiores contribuidoras em toda stack envolvendo games no Linux.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Valve-Steamworks-Steam-Deck

13 curtidas

Por essa eu não esperava…

Agora temos uma Steam Silverblue

Eles não tinham abandonado a ideia de usar OSTree?

Me parece acertado pra um produto que se pretende de massa. Steam OS poder um bom sistema pra se instalar no PC de usuários leigos. Um sistema “inquebrável”, com pacotes atualizados por ser baseado no Arch, com Steam instalado e pronto pra rodar jogos e com suporte a flatpak, que também impede os usuários de fazer qualquer besteira com o sistema.

3 curtidas

SteamOS: Kinoite Gamers Edition

6 curtidas

Nesse caso apesar do aparelho da Valve em si usar AMD, espero que quando for disponibilizado uma ISO geral para os usuários, ela venha com os drivers da Nvidia, ou opção para instalar, porque vai ser um tremendo saco instalar manualmente e manter atualizado

1 curtida