Steam e Wine não rodam no Ubuntu 20.04

Olá usuários do pinguim.

Não consigo abrir a Steam e nem rodar nada pelo Wine.
Ontem pela tarde estava tudo funcionando, instalei e joguei via Wine.
Pela noite, quando tava assistindo a live do @Dio na Twitch, tentei abrir o Among Us e não consegui. Tentei rodar a Steam e nem abriu.

Quando executei pelo terminal apareceu o seguinte erro:

image

Tanto a Steam quanto o Wine não funcionam devido a algum erro relacionado à instrução de hardware.

Meu hardware:
CPU: AMD Ryzen 5 3500U GPU integrada AMD Vega 8
GPU: AMD Radeon 540X

Olhei nos logs do sistema e eis o que eu encontrei:

1 Curtida

Já tentou simplesmente apagar a steam ( e a pasta que ela cria dentro da sua home) e reinstalar?

1 Curtida

A internet aqui não é das melhores. Minha mãe sabe quando estou baixando alguma coisa por que no celular dela os vídeos do YouTube começam parar, simplesmente porque não carregam o suficiente pra reproduzir sem interrupções.

Daí que eu estou tentando evitar deletar a pasta e ter que baixar os jogos de novo. A pasta já tem 100 GB. Vou reinstalar o Ubuntu. Pode parecer uma solução radical, mas eu tenho a /home separada, então não vou ter que me preocupar com backup, só precisarei instalar os programas de novo.

Cheguei a instalar a versão flatpak da Steam e funcionou sem problemas, mas na hora de abrir o Among Us não funcionou, então suspeitei que o Proton não rodou. Talvez pelo menos motivo que o wine não roda mais.

Além disso, não vejo como deletar a pasta da Steam resolveria o problema com o Wine.
Pelo que me parece o causador de tudo são os erros de instrução ilegal.
Se reinstalar o Ubuntu não resolver vou deletar a pasta.

O problema é que se o que está impedindo de funcionar for alguma configuração, como a home permanece, pode ser que os bugs também. Mas é uma tentativa válida.

A principio não tem mesmo, por isso um não deveria influenciar no outro. Mas pode ser que o problema esteja ocorrendo no Wine/Proton da Valve. Uma coisa que dá pra tentar também, é mudar a versão no proton para o jogo em específico, assim ele vai criar uma instância nova.

Eu reinstalei e funcionou perfeitamente.
Agora o mesmo problema se repete.

Tentando resolver o problema baixei alguns pacotes para atualizar as versões presentes no sistema. No caso os pacotes libc6, libc-bin e locales.

Enquanto estava tentando instalar, ocorreu erros com o apt e notei que algo tinha mudado. Dois desses pacotes tinha recebido atualização naquele momento, atualizaram e o problema com o wine está resolvido.

A steam continua não abrindo.

Tenta apagar as pastas completamente para que não tenha configuração residual.

O problema com o wine voltou. Mesmo problema.

Apaguei a pasta .steam na minha home e não adiantou nada.
Já tô pensando em largar o Ubuntu.
Parece que não tem solução em lugar nenhum. Numa hora tá tudo funcionando, na outra o problema volta.

Sei que vai parecer idiota, mas está com a BIOS atualizada? Esses AMD Ryzen 3000 um tempo desses tavam dando problema análogo no Windows em alguns jogos e programas do Linux devido a um erro de fabricação remendado por atualização de BIOS.

image

1 Curtida

Veja isso:

Não é o caso aqui. A saída do /proc/cpuinfo mostra ssee3 nas flags, então me parece que meu CPU suporta esse tipo de instrução.

image

@EsdrasTarsis vc tem alguma luz pra ele man???

2 Curtidas

Nunca vi esse problema antes, a parte que é esquisita é que acontece apenas com programas que precisam de suporte a 32 bits, você tem todas as libs necessárias que o Wine e Steam precisam?