Status do Wayland no Linux

Correções / atualizações são bem vindas.

Se puderem relatarem testes em suas distros, caso tenham resultados diferentes dos meus, agradeceria.

Testes que fiz foi basicamente:

Logar na sessão Wayland (se disponível)
OpenSUSE users podem precisar ativar pipewire
KDE users podem precisar instalar o pacote plasma-wayland-session
Firefox (veja este artigo para ativar wayland no Firefox, a versão flatpak é para qualquer distro) - Jitsi Meet
OBS Studio (via flathub-beta) captura de tela com pipewire
Chromium/Chrome/Brave/ou outro baseado ativando flag depois teste via Jitsi meet:

chrome://flags/#enable-webrtc-pipewire-capturer
6 curtidas

Quem ainda usa PulseAudio e não Pipewire, como eu, precisa mexer nisso?

2 curtidas

Não precisa ter o pulseaudio roteado por pipewire para usar isto. Pois já funcionava no Fedora antes de substituir totalmente o pulseaudio.

2 curtidas

Adicionalmente, meus testes com o Firefox do Fedora com alguns serviços web e compatibilidade com Wayland:

2 curtidas

Ou seja. mexo nessa flag mesmo não usando Pipewire?

1 curtida

Se não tiver pipewire instalado no sistema provavelmente não vai funcionar. Note algumas distros tem documentação para instalar/configurar/subir o serviço do pipewire. Algumas trazem configurado por padrão. Outras não tem documentação e talvez funcionam… outras nem suportam…

1 curtida

no caso do Arch (garuda?) suporta tudo.

2 curtidas

Digo no Manjaro, que não sei pq não está usando Pipewire (acho, tive de reinstalar o PulseEffects, na versão Legacy, pq o original parou de funcionar), mesmo com Wayland e Gnome. No Garuda, com Xorg e Plasma, eu tento habilitar e não funciona. Acredito que seja pelo meu lap ser um tanto antigo, mas não tenho certeza se é isso

1 curtida

Qualquer hardware usando mesa driver deve funcionar. Wayland não tem requisito de hardware, compositores usando Wayland tem…

2 curtidas

Blz, vou pesquisar como habilitar o Pipewire no Manjaro…

2 curtidas

Estou usando Wayland no Manjaro KDE Plasma a alguns dias e tudo está funcionamdo normalmente. Vejam que minha intenção não é fazer um teste de forma metódica de tudo que tenho instalado na máquina, mas apenas o uso do dia a dia. Quanto ao Pipewire, mal sei o que é isso. rsrsrs

3 curtidas