Eu estou usando um SSD sata de 2TB em um mini-pc da Beelink, o disco é montado no boot por uma entrada no /etc/fstab. Após algum tempo ligado, o disco para de funcionar, a raiz continua montada mas ao dar um ls, por exemplo, na raiz, eu recebo um Input / Output error.
Isso ocorre com o SSD ligado na entrada sata nativa do computador, como também quando ele é ligado no PC por um adaptador usb/sata.
Já rodei os diagnósticos do gnome disks, e nenhuma falha de hardware é detectada. Rodei tanto no PC da Beelink (que está rodando ubuntu 22.04), quanto em um notebook rodando Fedora 38.
Já tem quase 24h que o SSD está ligado no Notebook com fedora, onde ele apenas está montado mas não tem nenhum processo utilizando-o, e até agora ele não apresentou o erro.
Já rodei a maioria dos comandos de checagem/reparação de disco que encontrei na documentação, mas nenhum encontra qualquer falha no disco.
Teria como o input / output error ser causado via software?
Sim ,ele fica montado em ambos os casos.
No Fedora até agora, sim, consigo ler e escrever nele normalmente.
No outro PC eu consigo dar cd para a raiz dele, mas qualquer operação que tentei falhou (leitura / escrita)
Eu tô com um HD externo aqui que formatei em EXT4, e o configurei para montar em /mnt/hdext. E, quando eu o formatei não estava conseguindo escrever pois o caminho de montagem permitia apenas leitura, então, TALVEZ seja isso, verifique se permitir a escrita. Daí você pode alterar para que um grupo ou um qualquer acesse, não necessariamente mudar o dono.
Eu estava vendo isso semana, meu HD meio que entrava num modo de suspensão/hibernação, pois aparecia um símbolo de no Gnome Disks, e daí não estava permitindo escrever mesmo montado e dada as permissões. Aí, por exemplo, eu estava baixando um jogo na Steam e do nada dava esse problema e parava de baixar, eu tinha que desmontar e montar novamente.
Um dos recursos dela é poder definir o *gerenciamento de energia da unidade, bem, daí eu configurei esse meu HD externo para “não ter descanso”, e usei esses comandos:
sudo hdparm -B 255 /dev/sdx
sudo hdparm -S 0 /dev/sdx
Lembrando que em sdx você deve definir a letra da sua unidade.
*Acesse os links e leia a documentação antes de realizar qualquer alteração.