SSD NVME com problema apenas no linux com alto numero de unsecure_shutdowns

Estou com um problema e já pesquisei 2 dias a repseito do assunto e não encontrei solução. Ao, desligar, suspender ou reiniciar o meu notebook Ideapad 3i, e verificar os status do ssd com o comando sudo nvme smart-log /dev/nvme0n1, o numero de unsafe_shutdowns sempre aumenta em 1. Nas especificações do SSD não encontrei PLP(proteção contra queda de energia) sendo assim, já que não há atualizações de firmware possiveis para o modelo do meu SSD, sendo este modelo de fabricação recente não consigo corrigir este problema. Ao desligar,reiniciar, ou suspender no Windows este problema não ocorre. Queria saber se já que o dispositivo SSD não tem PLP se meus dados estão em risco ou se o proprio SSD em si corre algum risco de dano fisico durante estas ações que aumentam o número de unsafe_shutdowns. Se for apenas o risco de meus dados sumirem mas em si o SSD não correr riscos eu ja ficaria feliz em saber. Já testei, debian, mint, manjaro, e com diferentes versoes do kernel, até as mais atuais e este problema persiste.