SSD + HD sem /home separa: É possível?

Olá!

Recentemente adquiri um SSD, que irei colocar no lugar do meu HD para utilizar o elementary OS, na versão 5.1.5 (Hera). Pois então, como o SSD será utilizado somente para armazenar o sistema (120 GB apenas) irei colocar, por meio de um adaptador caddy, o HD no espaço do leitor de CD/DVD com o intuito de armazenar diversos arquivos, como filmes e séries. Então, é possível realizar isso no Linux? Utilizar o SSD com o sistema e o HD para armazenar arquivos, como um dispositivo externo. Sei que é fácil de realizar isso no Windows, o HD funcionará como uma partição separada e é isso que pretendo fazer.
Se possível, gostaria de saber como posso fazer tal processo no instalador do elementary, no particionamento avançado. Também gostaria de saber em qual sistema de arquivos posso deixar meu HD (FAT32, EXT4, etc).

Agradeço pela ajuda desde já!

1 curtida

Então, é possível realizar isso no Linux? Utilizar o SSD com o sistema e o HD para armazenar arquivos, como um dispositivo externo. Pergunta com resposta verdadeira.

Sei que é fácil de realizar isso no Windows, o HD funcionará como uma partição separada e é isso que pretendo fazer. Isso vai depender do seu conhecimento sobre Linux se você é leigo ou seja não sabe de nada sobre Linux você vai precisar ler algumas paginas para compreender como fazer já que o Linux é diferente do Windows.

como posso fazer tal processo no instalador do elementary Não precisa ser durante o instalador pode ser a qualquer momento nem precisa formatar o Elementary e só adicionar o HD iniciar o LinuxOS e começar a ler como montar partição no LinuxOS e mais algumas interface tem recurso em que você so clica e a partição abre eu não sei se o Elementary é uma dessas agora se o HD não esta formatado antes de montar é preciso formatar (Criar filesystem).

gostaria de saber em qual sistema de arquivos posso deixar meu HD Ai a resposta é totalmente pessoal atualmente os usuarios do LinuxOS estão usando mais o filesystem Ext4 e o Btrfs.
Se você for usar a maquina so com Linux não tem motivo você usar filesystem do Windows (filesystem do Linux é melhor para sistema Linux).
Os filesystem do Windows apesar de ter suporte no Linux não é la uma maravilha tem desvantagem perturbadora se comparado ao filesystem nativo do Linux filesystem do Windows só serve para transferir arquivo do Linux para o Windows para usar no dia a dia no Linux fuja deles.
Não é uma critica ao FS do Windows tenha em mente que FS do Windows é bom no Windows e filesystem do Linux foi projetado e pensado e desenvolvido para funcionar no Linux.

2 curtidas

Muito simples faze, você pode da uma olhada nesse vídeo pra saber como faze: