Ssd configuração, partição e instalação

Galera, sou iniciante geral em Linux. Recentemente consegui ressuscitar um netbook com o Linux Mint Mate. Agora quero substituir meu HD por um SSD. Como devo fazer para configurar o SSD pelo gerenciador de disco nativo? Há necessidade de mudar algo na BIOS. Peco humildemente a ajuda de vcs.

1 curtida

Em geral só colocar no lugar do hd, criar um pendrive bootavel com a distro que vc quer, e fazer o mesmo procedimento de instalação de sempre. Demais coisas acredito que vc não vai precisar. É claro, levando em consideração que vc só vai colocar no lugar do hd um ssd, caso vc queira utilizar os dois ao mesmo tempo, pode precisar de um ajuste aqui e outro ali, mas em geral, só plugue, instale a distro e divirta-se

2 curtidas

Leonardo, quando HD for retirado, eu consigo faço instalação pela Bios né? Outro detalhe, preciso particionar o SSD? Como faço isso?
Eu vou usar o SSD só para o sistema operacional e pegar o HD para servir como disco externo.

1 curtida

Vamos por partes, supondo que vc queira instalar lubuntu, vc vai fazer seu pendrive bootavel bonitinho, vai colocar o ssd no lugar do hd e vai fazer a instalação normamalmente, pode usar o particionamento recomendado pelo sistema, ele mesmo vai criar as partições normalmente, e vc só vai prossegui na instalação.
Agora não entendi direito, vc vai suar o hd como um hd externo ou vai colocar o hd junto com o ssd dentro da maquina pra guardar sóa rquivos enquanto o ssd vai ter o sistema? Pq se for só como hd externo teoricamente teria só que formatar o hd, e colcoar num case de hd externo que vende no mercadolivre por exemplo

2 curtidas

Quando tu substituíres o disco atual pelo novo, a BIOS reconhecerá o novo sem qualquer problema (esse é o comportamento esperado do seu computador para com o disco).

Reconhecido o disco, há mais um par de coisas para conferir: se seu computador usa BIOS ou UEFI, e se a tabela de partição do seu disco novo é coerente com esse detalhe de seu computador.
Se o seu sistema for BIOS, ligue seu computador com um pendrive com Fedora (pode ser qualquer outra distro, mas o Fedora xfce tem ISO pequena, e eu sei que tem o Gparted), e no Gparted crie uma tabela de partições msdos (tipo MBR). Se o seu sistema for UEFI, vais precisar de uma tabela de partições do tipo GPT.
Acertado esse detalhe da tabela de partições, basta realizar os procedimentos de instalação do sistema que tu quiseres normalmente.

1 curtida