Ssd configuração, partição e instalação

Galera, sou iniciante geral em Linux. Recentemente consegui ressuscitar um netbook com o Linux Mint Mate. Agora quero substituir meu HD por um SSD. Como devo fazer para configurar o SSD pelo gerenciador de disco nativo? Há necessidade de mudar algo na BIOS. Peco humildemente a ajuda de vcs.

1 curtida

Em geral só colocar no lugar do hd, criar um pendrive bootavel com a distro que vc quer, e fazer o mesmo procedimento de instalação de sempre. Demais coisas acredito que vc não vai precisar. É claro, levando em consideração que vc só vai colocar no lugar do hd um ssd, caso vc queira utilizar os dois ao mesmo tempo, pode precisar de um ajuste aqui e outro ali, mas em geral, só plugue, instale a distro e divirta-se

2 curtidas

Leonardo, quando HD for retirado, eu consigo faço instalação pela Bios né? Outro detalhe, preciso particionar o SSD? Como faço isso?
Eu vou usar o SSD só para o sistema operacional e pegar o HD para servir como disco externo.

1 curtida

Vamos por partes, supondo que vc queira instalar lubuntu, vc vai fazer seu pendrive bootavel bonitinho, vai colocar o ssd no lugar do hd e vai fazer a instalação normamalmente, pode usar o particionamento recomendado pelo sistema, ele mesmo vai criar as partições normalmente, e vc só vai prossegui na instalação.
Agora não entendi direito, vc vai suar o hd como um hd externo ou vai colocar o hd junto com o ssd dentro da maquina pra guardar sóa rquivos enquanto o ssd vai ter o sistema? Pq se for só como hd externo teoricamente teria só que formatar o hd, e colcoar num case de hd externo que vende no mercadolivre por exemplo

2 curtidas

Quando tu substituíres o disco atual pelo novo, a BIOS reconhecerá o novo sem qualquer problema (esse é o comportamento esperado do seu computador para com o disco).