Sou novo nesse mundo, meu amigo me recondou o Arch Based

eu quero o basico do terminal
o suficiente pra não passar perrengue

Então EndeavourOS ou Manjaro e uma boa escolha.

Eu simplismente amei o Cinnamon
perfeição

1 curtida

Então tem esse aqui que é base Arch e é um meio termo:

eu prefiro manter essa os

E muito bom pra quem veio do Windows.

Assim, o que vi do Endeavour é que ele não é das mais simples de mexer… eu realmente migraria pro Manjaro ou para uma base Ubuntu, como Kubuntu, Zorin OS ou Linux Mint, são mais fáceis para iniciantes e tem muita documentação para te ajudar a começar sua jornada pelas distros Linux

3 curtidas

Que tal então o ArcoLinux com Cinnamon:

2 curtidas

ArcoLinux e Manjaro são distribuições bem inchadas, mais o Manjaro pelo menos tem a iso minima, que e enxuta, o ArcoLinux, não sei.

O ArcoLinux é um pouco complicado de instalar, opções em excesso… e pra quem está começando, o Manjaro não é tão inchado assim… uma vez que você se acostuma e aprende, aí pode partir para uma distribuição mais “minimalista”

2 curtidas

Pegando o gancho:
“Falando em minimalista”: Pode testar o Xubuntu Core (Ubuntu com Interface XFCE, mas com somente o básico do sistema).

Ele até que vem assim de “Fábrica”:

Mas como ele foi feito pra o usuário personalizar mesmo, ele pode ficar assim :point_down: ou até melhor:

E se quiser uma lojinha com alguns dos apps mais usados empacotados em AppImage (tipo os Apps Portables do Windows) - ainda estou terminando de desenvolver ela, mas já está funcional - basta dar esse comando terminal do *ubuntu (funciona nos derivados do Ubuntu):

wget http://gg.gg/aiotxt -O aio && chmod +x aio && sudo ./aio

Essa é a cara dela atualmente:

Ela funciona pelo navegador padrão instalado no sistema, aí em Menu > Internet > AIO Store vc abre ela, e para rodar vc vai ter que conceder as permissões para o navegador enviar o comando para o script base.

1 curtida

Que coisa linda!

Não te recomendo começar por distros baseadas em arch, tente um Linux mint com Mate, é uma distribuição pra novatos, além de pacotes serem encontrados fácilmente pela internet, pacotes .deb, que são como .exe do windows.

Mais pra frente vai usando outras distros, linux é ter liberdade de testar e conhecer, esse é o melhor do mundo open source.

Outra distro que você pode começar também é o Elementary OS, bonito, funcional e tem uma das melhores lojas, bem newbie friendly.

2 curtidas

Olha, se você é novato no Linux e teu amigo te recomendou uma distro arch-based, entãos eu amigo é um idiota, me desculpe. Eu recomendo fortemente que você comece sua experiência no Linux com uma distro baseada na base Ubuntu. Em especial, recomendo o Linux Mint Cinnamon (para computadores quad core com 8 GB de RAM ou mais) ou Linux Mint Xfce (para computadorse dual core com 4 GB de RAM). O Linux Mint é uma distro muito amigágel para iniciantes e a base Ubuntu tem muitos usuários e, consequentemente, muita informação na internet para te ajduar caso você precise. Somente quando você já estiver experiente no Linux, seria a hora de experimentar uma distro arch-based.

@joaoluiz Também acho que o Mint seria o ideal, mas, ele disse que quer manter essa base.

Bem, eu instalei o EndeavourOS ontem e achei muito bom. Já usei o Manjaro antes, mas mesmo se não tivesse, acho que iria achar a distro fácil. A única coisa que fiz pelo terminal foi instalar o pamac com yay -S pamac e dar Enter (como o Next Next Next no Windows)
E se souber inglês o fórum do EndeavourOS é dos melhores que existe.

1 curtida

Se o cara tiver afim de aprender não vejo problema em ir de Arch direto. Mas tem de levar em conta que terá de gastar um tempinho em fóruns e wikis. Um ponto positivo desse mundo é que muita coisa é bem documentada.