Sou iniciante qual devo usar Ubuntu, Mint ou Manjaro?

HELLO, estou com uma super duvida, não sei nada de linux não sei nada…
mas quero aprender vi que Manjaro virou uma empresa eu sempre fiquei de olho nessa distro por me chama atenção porem nunca testei,
testei o Ubunto na minha maquina ele da uns travada “montras” (escolhir ele por ser mais popular)
não testei o Mint ainda nem o manjaro
QUAL DEVO ESCOLHER?
Se vcs falarem MINT qual mint devo usar? se vc falarem qual majaro e qual eu devo usar me ajuda ai “rapeiz” (desculpa pelo o meu português)

4 Curtidas

Olá @Delacosth tudo beleza?

Cara, essa pergunta não tem quem possa te dar uma resposta :slight_smile: você precisar testar algumas e ver em qual você se adapta melhor. Sugiro comentar qual é a configuração do seu PC também, porque isso pode influenciar um pouco na escolha.

Aqui tem uma coleção de pessoas que passaram por essa mesma dúvida que você, talvez ler sobre a experiência delas te ajude: Buscar resultados para 'qual linux usar' - Diolinux Plus

3 Curtidas

MEU PC É UM INTEL PENTIUM DUAL CPU E2180 2.00GHZ
4GB DE RAM UMA GTX-750TI 64BITS
MAS VC NÃO TEM UMA DICA CARA E QUE EU FICO PERDENDO MUITO TEMPO ESCOLHENDO COISAS rsrs

OUTRA DUVIDA DA PRA USAR AS COISAS DO UBUNTO TIPO apps da loja dele em outras distro?

Eu recomendo Linux Mint, agora se quser um choque de cultura vá de ubuntu com gnome srsrrs
Enquanto a loja de aplicativos, creio que nao há tanta diferença. Exemplo que o linux mint tem se não todos os pacotes do ubuntU ou mais.

1 Curtida

Pra você recomendaria o Linux Mint ai você vai ter que testar as versões entre o Cinnamon, MATE ou Xfce mesmo com as limitações do seu cpu eu testaria a versão Cinnamon que mais recomendado pra um iniciante se num der certo com essa instala a Xfce.

1 Curtida

De fevereiro para cá já usei Elementary 5, depois o Ubuntu 18.04 e depois o Ubuntu 19.04 e agora estou no Pop!OS 19.04.

Eu posso te dar várias dicas, mas elas podem muito bem não servir para o seu gosto. Já fazem alguns anos que eu mal troco o papel da parede após instalar uma distribuição então “ser customizável” não é importante para mim - mas para muitos é essencial.

Com esse hardware eu recomendaria uma distribuição “mais leve” como um Xubuntu ou Mint XFCE - mas de nada adianta instalar uma distro leve e depois sair instalando um monte de coisas que iniciam junto com o boot. Seu sistema é tão otimizado quanto você permitir que ele seja. :wink:

E não tem como queimar etapa… você não aprendeu Windows em “5 minutos” e provavelmente não vai aprender outro ambiente em “5 minutos” também. :slight_smile:

:vulcan_salute:

XFCE. roda bem. interface bakana.

ubuntU kkksks…

E aí brother, evite usar CAPS com constância blz :slight_smile:
Abraços!

3 Curtidas

O bom seria testar as 3 porque as três são boas opções a depender de alguns fatores que variam conforme o usuário, eu diria que sua três candidatas tem prós e contras.

1 Curtida

Ah eu só não recomendaria usar o manjaro de cara pq o pacman é chatinho de mexer o apt é mais amigável.

Já resolvi esse problema rsrs <3

1 Curtida

Ah rsrsrs. Você está usando qual distribuição?

Se você ja usa linux então sabe como é fácil testar uma distro. Perguntar qual deve usar só vai resolver uma parte do problema. Testa e instala a que melhor lhe atende e roda liso na sua máquina.

Qualquer uma
Mas mano, pergunta honesta
Pq tu colocou o Dio dizendo pra não usar caps como sendo a solução da thread?
Pq tipo
???

Amigo, poderia dizer o que você acha chato no pacman?

Com o pamac-manager o processo de instalar, desinstalar, atualizar, etc é tão simples quando fazer o mesmo no Android, Loja do Ubuntu e por ai vai.

Os comandos deles são mais complexos de se usar em relação aos comandos do apt, pegue como exemplo o apt auto-remove que para ser feito no pacman usa se uma sintaxe muito mais complexa pacman -Rs $(pacman -Qdtq). Ta certo que da para usar um gerenciador de pacote, só que isso não anula o que eu disse antes.

Ambos são muito simples

Para quem está iniciando no mundo Linux, o mais simples é utilizar o modo gráfico. E aos poucos vai aprendendo os comandos para utilizar no Terminal.