Boa noite. A luz do meu teclado parou de acender através do atalho nativo (FN+F9) do meu Laptop Samsung. O atalho funcionava normalmente com o Windows 11.
Antes de vir aqui, eu DEVOREI as dicas que encontrei na web e YouTube, inclusive já inseri os comandos “xset led on” ou “xset led 3” e semelhantes, dentre outros, e não consegui ativar o LED desse teclado. O que eu faço? Uso Core i3 8th Gen. No geral está tudo ok, só que “sem luz” não consigo usar meu Laptop de noite. Já instalei todas as atualizações. Fiz de tudo o que está dentro do meu alcance. Sou usuário NOVATO e não entendo muito de Linux, mas meu ranço pelo Windows é real. Alguém pode me ajudar?
“xset” somente funciona em sistemas linux rodando com “x11”, essa versão do ubuntu usa “wayland” por padrão
mas acredito q no ubuntu vc tenha a opção de entrar no sistema com “x11” na tela de login, ai sim vc pode tentar usar o xset led on e olhar se funciona.
(na tela de login vc pode ver se tem algum icone de configuração com opção de entrar com “x11”).
Fora isso vc pode tentar instalar os pacotes “brightnessctl” “light”
ou continuar pesquisando.
se xset led funcionar no x11, é melhor usar o x11, wayland nao tem um metodo nativo de controlar leds igual x11…
Muito obrigado pela tua resposta. Mas eu realmente sou novo no Linux. Não sei instalar os pacotes “brightnessctl” “light” do qual você falou. Eu sai do Windows, e estou muito feliz usando o Ubuntu, mas ficaria feliz se alguém me ajudasse a ligar a luz do teclado do meu laptop. Estou fazendo o que posso, apesar de não entender praticamente nada.