Sony publica um driver oficial do Linux para os controles DualSense do PlayStation 5

Bem, aqui está uma agradável surpresa de Natal … A Sony publicou um novo driver de kernel Linux “hid-playstation” para trazer o controlador DualSense do PlayStation 5 e também será usado para oferecer suporte a outro hardware PlayStation no Linux.

Este novo driver do kernel Linux suporta o controlador de jogo PlayStation 5 “DualSense” nos modos USB e Bluetooth. Todas as principais funcionalidades, juntamente com LEDs, sensores de movimento, touchpad, bateria, barra de luzes e ruído são suportadas por este driver oficial do Sony Linux.

O kernel do Linux já possui o driver “hid-sony” existente, enquanto este controlador de jogo do PlayStation 5 vem com o driver hid-playstation. Ao anunciar o novo driver, eles estão planejando mover parte do suporte de hardware da Sony Interactive Entertainment dos drivers hid-sony existentes para os drivers hid-playstation. O driver hid-sony continuará a ser mantido e usado por dispositivos Sony mais amplos. Este novo driver segue a mudança de cerca de um ano atrás da Sony “oficialmente” mantendo o driver de entrada Linux oculto.

O driver Linux expõe a funcionalidade DualSense como um ‘dispositivo de composição’ semelhante ao DualShock 4 em hid-sony, abrangendo vários frameworks. Primeiro, ele expõe 3 nós evdev para respectivamente o ‘gamepad’, ‘touchpad’ e ‘sensores de movimento’. A estrutura FF é usada para fornecer recursos básicos de rumble. A classe leds é usada para implementar os LEDs indicadores do Player abaixo do touchpad do DualSense, enquanto o novo ‘leds-class-multicolor’ é usado para as barras de luz próximas ao touchpad.

Ainda não são suportados novos recursos exclusivos introduzidos pelo DualSense, como Adaptive Triggers e Haptics baseado em VCM. Esses recursos requerem uma grande quantidade de dados e estruturas de dados complexas. Não está claro como expor isso. As estruturas Evdev e FF atuais são muito limitantes. Esperamos ter um diálogo sobre como expô-los ao longo do tempo de uma forma genérica.
Este novo driver vem com pouco mais de 1.400 linhas de código em sua forma inicial voltada para o controlador PS5. Ao fazer a transição do suporte para hardware mais antigo para este novo driver, também há uma promessa de cobertura de teste de unidade e muito mais.

O novo driver HID-PlayStation está atualmente em revisão e ainda não está na fila para a instalação, mas aqueles que desejam experimentá-lo podem encontrar os 13 patches disponíveis para teste.

Separadamente, SDL 2.0.14 também foi lançado esta semana com seu suporte de mapeamento inicial para os botões de controle do PlayStation 5 para aquela biblioteca que é amplamente usada por jogos de plataforma cruzada.

4 Curtidas

Antes os controles eram detectados como genéricos igual aos chineses sem marca não é?!

Observação: como o povo do Arch é rápido, já é bem capaz de estar nos repositórios oficiais ou da comunidade.

1 Curtida

Pessoa X: quanto tempo o povo do Arch demora para portar algo para o AUR?
Arch users: yes

3 Curtidas