Sombra estranha em janelas pequenas no KDE Plasma

Estou usando o KDE Plasma aqui no meu PC que tem uma GPU muito fraca, e por isso uso o Xrender como infraestrutura de renderização. Porém, ultimamente algo tem me incomodado. Quando aparece uma janela que tem uma altura muito pequena, ou quando eu redimensiono a altura da janela pra ficar menor, começa a aparecer uma sombra estranha nas laterais. É como se a sombra das janelas se sobrepusesse ao redimensionar a janela.

Assim é uma janela normal:

Quando redimensiona até certo tamanho fica assim:

Eu percebi que isso não acontece usando o OpenGL, mas a performance aqui é pior usando ele e as animações só funcionam direito com o Xrender. É claro que eu não abro programas com a janela desse tamanho, mas quando aparecem caixas de diálogos, normalmente elas aparecem desse tamanho e com essa sombra aí que me incomoda.

Então, será que tem como resolver esse problema?

Oi, tudo bem?

Eu manteria o OpenGL em qualquer circunstância, e para baixar o peso um pouco, desligaria todos os efeitos possíveis.

1 Curtida

Obrigado por responder, Dio.

Se não tiver outra opção vai ser o jeito mesmo. Já desabilito muita coisa, só acho ruim ficar sem as animações de minimizar/maximizar e do painel :grimacing:

1 Curtida

Pois é, sei como é. Realmente esses detalhes dão um charme a mais, mas é realmente uma questão de priorizar performance nesse caso, inclusive, remover essas sombras como um todo, vai deixar o ambiente mais performático provavelmente, assim como qualquer transparência ou blur.

1 Curtida

Resolvi o problema apenas reduzindo a espessura da sombra das janelas. Fui em Configurações > Aparência > Decorações de janela e cliquei no ícone de lápis em cima do tema que estou usando:

Na janela que apareceu, na aba “sombras”, eu selecionei o tamanho “pequeno”:
Screenshot_20210421_141822

Agora está normal:

2 Curtidas