Som semelhante a estalo no notebook

Boa noite pessoal.

Recém instalei o Zorin OS 16.2 em meu notebook Dell Vostro 1520.
Percebi durante a inicialização (ao ligar o notebook) e durante o uso, de forma aleatória emite um som nos alto falantes ou fone de ouvido como uma espécie de estalo, como se os falantes fossem conectados ou então algum microfone plugado.

Pesquisei aqui no fórum e encontrei alguns tópicos semelhantes, porém sem solução.
Alguns diziam que era o modo de “Economia de Energia” do sistema operacional que conectava/desconectada a saída de áudio para os falantes e que a solução é inativá-la por meio de comando no terminal.

Sou iniciante no Linux e não tenho conhecimento algum no terminal.
Procurei desabilitar isso de forma gráfica nas configurações de energia, porém não localizei uma opção para desabilitar esse recurso de economia.

Existe alguma forma gráfica para resolver isso?

Obrigado!

Eu enfrentei o mesmo problema com o Zorin OS 16.2, era em um notebook Lenovo Ideapad 3.

Aconteceu algumas vezes de estar vendo video aula e o som começar ficar estranho. Chiado e o som sumia. Não cheguei a encontrar qual era o tal defeito.
Mas, acredito não ser relacionado a economia de energia, pois o sistema não entraria em tal condição utilizando ele em uma video aula.

Olá @fischerc , obrigado pelo feedback.

Já não é a primeira vez que tento usar Linux neste notebook Dell Vostro 1520. Por ele já passou Ubuntu e Mint também.

Em todos os sistemas esse comportamento do áudio emitir uma espécie de “estalo” é algo que ocorria, da mesma forma do Zorin. Porém no Windows esse pequeno e chato problema não acontece.

Achei que poderia ser algo relacionado a driver incompatível no Linux.