Som e wifi não funciona no linux

olá boa noite eu queria instalar o linux mint debian no notebook novo da minha mãe tudo funciona normal menos o audio assim pra mim acessar a internet ele foi o unico que ta funcionando o wifi corretamente mas o som não reproduz e como eu não entendo nada de linux eu queria saber como faz pro audio funcionar eu tava testando antes de instalar pra evitar dores de cabeça se alguém souber como solucionar esse problema do audio do linux eu agradeço eu ainda não cheguei a instalar ele

Provavél do Kernel não possuir suporte a placa de audio em questão, visto que o Kerne do LMDE 4.19, já estamos no 5.13 :sweat_smile:
Instala a versão baseada no Ubuntu. Menos dor de cabeça.

ja tentei mas nenhuma baseada no ubuntu funciona o wifi ele parece que não reconhece a placa wireless sei lá mas o audio não tenho certeza se funciona em alguma baseada no ubuntu to tentando achar uma distro pra ele ja que ele só tem 32 gb de espaço no ssd mas não sei qual distro ele vai rodar bem ele é um atom com 2gb ram a fabricante é a multi laser

Vê se o Pepper Mint salva o dia. Uso ele num netbook com 2gb e Atom das primeiras gerações.
https://peppermintos.com/guide/downloading/
Se qiser algo mais leve ainda, tem o Puppy Linux: https://puppylinux.com/

vou tentar então testar esse ai o problema e que como esse notebooks novos que vem com windows 10 é muito complicado achar linux que funcione neles se funcionar te respondo hoje ou amanhã

Nem tanto. Problema mais é fabricante que usa umas peças com driver beeeeem específico. Ano passado, meu pai comprou dois laptops (r5 3500u e um i7 8250u), ambos com Windows 10. “Exorcisamos” as máquinas com Pop!_OS 20.04 e Linux Mint 20, respectivamente.

entendi espero que essa pelo menos funcione se não vou surtar a multi laser e a positivo colocam o armazenamento pequeno demais e o windows 10 nesse notebook só deixa uns 2 ou 3 gb de espaço no ssd e o pior que o ssd é de 32gb não dá pra colocar nada no windows 10

tentei as outras 2 que você falou mas não adiantou nada ta a mesma coisa

testa o openSUSE Tumbleweed que sempre trás a ultima versão do kernel com ele

Tem o Bonus e o onus. O openSUSE TW tem mais de um giga de atualização por semana e o OP tem espaço limitado.

Só pra testar!
se é o kernel…
ou se o notebook dele e alérgico ao linux!

Fedora é uma boa, mas não sei se vai pegar bem não o fedora já ta com a ultima versão do kernel linux (5.14) se não me engano, mas tenta achar algum post em outro forum sobre alguem que tentou a mesma coisa que voce, caso não recomendo a busca pelo suporte da multilaser para saber se eles tem algum driver especifico para distribuições linux (coisa que duvido).

teste o fedora xfce

https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/xfce/

Provável que seja alergico kk, fabricantes como a mutilaser é chatinha para instala uma distro linux tem alguns notebooks deles que tem “unix block” na bios para não instalar linux e outros sistemas.

Há algum motivo especial pra vc usar o Linux mint Debia Edition ao inves da opção padrão do Linux Mint? Se n houver sugiro q use o Linux Mint “Padrão” pois ele vai ter melhor suporte de hardware.

a ultima versão é a 5.14.

Ele tinha testado o linux mint ubuntu based, e outras distros baseadas no ubuntu como ele tinha dito, provavelmente seja algum de versão de kernel.

Faz tempo que não testo fedora, ultima vez que testei foi no fedora 34 no lançamento que tava no 5.11, mas obrigado pela informação.

Isso tb acontece com HP?