Pessoal, usando Linux no dia a dia tenho notado algo curioso relacionado ao áudio. E isso independe se usa um programa como o JamesDSP ou Easy Audio Effects, por exemplo.
Tenho percebido que o áudio no Linux aparenta, claramente, ser bem mais baixo do que no Windows. Já fiz uma comparação entre os dois.
Mesmo sem usar programa algum, nos dois sistemas, o áudio no Linux fica nitidamente mais baixo que no Windows. E sem o uso de programa é que temos essa percepção ainda mais clara, da diferença no volume.
Mas até com o auxílio de um programa, no meu caso o FX Audio Enhancer no Windows e o JamesDSP no Linux. É possível perceber a diferença.
Vou tentar ser mais claro no que estou me referindo.
Fazendo uso de um programa pra ajudar na melhora do som eu tenho os seguintes resultados:
- No Windows: há depender do horário do dia, mais à noite ou bem cedinho onde o som parece ser naturalmente mais alto. Se deixar o volume entre 18% e 20% fica bem bom.
- No Linux: na mesma questão do horário do dia. Deixando o volume entre 30% a 35%, há depender do que esteja ouvindo / vendo, o áudio parece bom.
- No Windows: durante o dia, onde o áudio naturalmente parece ficar mais baixo, posso deixar o volume entre 20% a 30% que fica bom. Claro que depende do que esteja ouvindo / vendo.
- No Linux: durante o mesmo período, tenho de deixar o volume entre 35% a 45% pra ficar bom. Isso, claro, dependendo do que esteja ouvindo / vendo.
- No Windows: quando coloco o volume em porcentagens acima de 55%, por exemplo. Fica bem nítido que o som está bem alto.
- No Linux: eu só começo a ter essa percepção quando coloco o volume acima de 75% por exemplo.
A questão que fica pra mim, é o porque isso ocorre. Vejam que sem usar nenhum aplicativo de auxílio pro áudio. Fica ainda nítido que o som no Windows é mais alto do que no Linux. Já com o uso de algum app, em ambos, isso fica ainda mais claro.
Vocês já perceberam isso?
Porque será que é assim?
Configurando o app que uso no Linux, no caso o JamesDSP, há uma melhora muito clara no áudio. Isso é muito perceptível entre sem ele e com ele. Mas, ainda sim, percebo que no Windows o áudio sai melhor.
Bem, deixo esse tópico aberto para falarmos do assunto.