Som 5.1 Nvidia HDMI

Pessoal, estou desde de o Ubuntu 12.04 tentando conseguir som 5.1 no Linux, nesse tempo todo, já troquei de hardware inúmeras vezes, tentei placa de som com cabo óptico, home theater com entrada HDMI e nada, agora montei um baita computador Ryzen com Nvidia 2080, mais tudo que consigo som 2.1 pelo HDMI na placa de vídeo.

Já tentei todas as soluções de praxe que se encontra na internet.

1 - ativei o DTS e todos os outros formatos de compactação de audio que sei que o Home Theater aceita.
W5u6Z

2 - Tentei o passthrough pelo kodi.
V8Mja

3 - tentei usar o ALSAMIXER mais ele não mostra nada de útil.

4 - e por fim, tentei fazer uma configuração manual no daemon no pulse

default-sample-rate = 48000
  default-sample-channels = 6
  default-channel-map = front-left,front-right,front-center,rear-left,rear-right,lfe

Tudo sem resultado algum, toda a vez que seleciono o som 5.1 não sai nada, mais o que me deixa muito p da vida, é que consigo som 5.1 no cabo HDMI pelo Xbox e pelo PS5 via DTS sem problema algum, então deve ter um jeito, alguém teria experiência nisso para me ajudar ?

Olá!
Ao invés do alsamixer, instala o pavucontrol.
Nele você consegue ter uma visão melhor e gerencia o formato de saída do PulseAudio.
Vá na aba de configuração e confirme se realmente na opção da saída do HDMI está para utilizar os demais canais de som ou se apesar de listado estão como não suportado.
Outro ponto é a escolha exata da saída você esta em um PC/desktop com Ryzen e Nvidia, mas esse Ryzen é modelo que possui gráficos integrados? Em situações como essa é preciso ter certeza de que o roteamento da saída hdmi esta sendo feito para a gpu discreta. No entanto, caso seja apenas a Nvidia, então é preciso olhar ainda as configurações miúdas entre o o PulseAudio e o Alsa.
O caminho de editar o daemon já é um start com certeza, mas há muitas voltas nas configurações e precisa ver também nas configurações em camadas mais baixas no próprio alsa quem são os drivers/codecs de saída, pois por quesito de compatibilidade normalmente fica o PCM padrão com estéreo.

*pergunta boba, mas… vai quê…
quando editou o daemon do pulseaudio você removeu o ponto e vírgula que torna a linha um comentário?

Sugiro que você entre na página do PulseAudio e do Alsa para começar a rastrear suas configurações. Como não estou com dispositivo que suporte multicanal não tenho como ajudar testando as configs e os caminhos em si, mas talvez aqui inicie sua jornada:

Link Freedesktop Wiki Software PulseAudio
Link Alsa-Project Org Wiki Mais Page

Link Ubuntu Community SurroundSound
Link Ubuntu Community SoundTroubleshootingProcedure

Aqui, uma questão interessante que uma pessoa teve problema similar relata é que um dispositivo intermediário dentre as conexões não suportava receber o multicanal no formato padrão que estava sendo enviado e sendo assim… ele não repassava para o receiver os demais canais. Vale vericiar sua estrutura de conexão e dispositivos intermediários, caso exista.

Link Ask Ubuntu Question 1044615 5-1 audio via hdmi only plays on two channels
Link forums tomsguide threads 5-1 not working when connected to tv via hdmi then optical-out 232502 #561415

----->Tive que remover os links porque sou usuário novo aqui e tem limite<-----
Então talvez procurando no google com a expressçao que passei escrita como Link deve conseguir recuperar a url