Solus 4 - Alguém usando?

Gostaria de saber como ele tá o projeto, se tá de boa. To vendo que é uma distro que está pegando popularidade bem rápido

1 curtida

Na verdade, acho que o Solus está em declínio, eu costumava ver muito mais comentários sobre a distro no passado, mas desde que o Ikey abandonou o projeto o desenvolvimento estagnou, a nova versão do Solus foi adiada diversas vezes e o interesse pela distro parece ter diminuído.

Ontem na live o Dio falou sobre ela; em específico da interface Budgie. Não sabia que o Solus era o criador dessa interface…

Mas pelo que vi, o Budgie tem muitas rebarbas de acabamento. Nesse caso, eu ficaria com o Zorin 15; que está muito bonito. Quanto a funcionalidades, aí é só testando para saber.

O que vi foi o contrário, muitos usuários estavam elogiando a nova versão. Tenho surgir mais pessoas falando dele e mais material na internet. É verdade que depois que o desenvolvedor e criador deixou o projeto, algumas pessoas ficaram com o pé atrás. Testei no VirtualBox e achei bem interessante, só não gostei do esquema que eles fazem com os repositórios, ele fica, me parece, todo e direto no GitHub.

Pelo que tenho visto também é o contrário, em vários vídeos de “melhores distros”, vejo sempre a galera citando ele, nem que seja menção honrosa, é incrível como uma distro que não é baseada em nenhum outra conseguiu tamanha repercussão. Eu usava a versão 3, meus únicos problemas sempre foram relacionados a popularidade da distro mesmo, tipo tamanho do repositório, ou até dificuldade de instalar alguns programas, já que não é amplamente suportado como o ubuntu, muitas vezes eu mesmo compilava e instalava manualmente (movia os arquivos pra suas devidas pastas). Mas fora isso, a comunidade do reddit é muito ativa, essa questão de pacotes é só questão de popularidade também, já que você pode requisitar, ou até mesmo empacotar você mesmo e enviar, se surgisse algo como o “AUR” pra o Solus, tenho certeza que ia crescer muito mais.
E sobre o futuro da distro, vi algumas coisas sobre, eles tão planejando várias mudanças, inclusive a de remodelar o package manager deles, ainda acho que essa distro vai dar o que falar.

1 curtida